Caucaia concorre à certificação do Programa Praia Limpa 2019/2020

0
O certificado pria limpa é válido por dois anos. (Foto: Prefeitura Municipal de Caucaia.)

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) inscreveu nesta quinta-feira (11/1) o município para participar da edição 2019/2020 do programa Praia Limpa. A cidade não conquista o certificado desde 2009.

Conforme o presidente do Imac, Hugo Pontes, a cerificação ambiental é válida apenas por uma praia de cada município participante. “Os técnicos do Instituto escolhem uma praia para ser avaliada por várias instituições e após pontuação receber ou não a certificação”, explica. “Pelos critérios iniciais de avaliação, a nossa praia que mais se adequa às considerações do edital é a do Cumbuco”, revela.

O certificado Praia Limpa foi criado pela Lei nº 13.892/07. Trata-se de um programa do Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que avalia as praias dos municípios. O selo atesta as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação. Visa promover o ordenamento territorial do litoral para que os atributos naturais, sociais e culturais possam ser mantidos ou resgatados.

As praias inscritas serão avaliadas por cinco parâmetros: qualidade ambiental da praia, segurança física dos frequentadores, proteção dos ecossistemas, higiene sanitária e comunicação, educação ambiental e acessibilidade.

O resultado e entrega da certificação aos municípios deverá ocorrer até o fim de 2018.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.