Palmácia: Em 2018, Açude Germinal é o 3º a sangrar na quadra chuvosa no Ceará

0
( Foto: Jornal O Povo)

O reservatório hídrico localizado no município de Palmácia atingiu o volume máximo deste sábado, 24, para este domingo, 25. O açude Germinal estava na iminência de sangrar desde a semana passada, quando estava com mais de 98% de sua capacidade preenchida. Ele é o terceiro açude a atingir a capacidade neste período de quadra chuvosa.

Germinal é abastecido pela barragem do Rio Pacoti. Ele foi construído pelo governo do Estado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No ano passado, o reservatório sangrou em maio, pouco antes de ser inaugurado. Devido às chuvas de sexta para sábado na cidade, que somaram 60 mm, o açude finalmente chegou aos 100% de volume ainda no primeiro mês da estação chuvosa deste ano.

Os outros açudes do Ceará que já chegaram ao limite foram Caldeirões, em Saboeiro, e a Barragem do Cocó, na Capital. Nos próximos dias, a esperança é de que o açude Tucunduba, em Senador Sá, também sangre. Este açude está com volume 98,53% preenchido. Além dele, o açude Itaúna está com capacidade acima de 90% e deve chegar a sangrar neste período de chuvas.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.