Vale do Jaguaribe e Sertão Central: Investimentos e equipamentos são anunciados e inaugurados pelo Governo

0
Vale do Jaguaribe (Foto: TVJ1)

O governador Camilo Santana cumpre agenda oficial, nesta quinta-feira (1), nas regiões do Vale do Jaguaribe e Sertão Central. Estarão em pauta a inauguração da Delegacia Municipal, do novo Quartel do Corpo de Bombeiros, e a entrega de capacetes do programa CNH Popular, em Limoeiro do Norte; a entrega de Títulos de Terra, em Ibicuitinga; bem como o anúncio de investimentos na cidade de São João do Jaguaribe.

As agendas em Limoeiro do Norte estão marcadas para as 16 horas. A Delegacia Municipal recebeu investimento de R$ 1,2 milhão na construção e na compra de equipamentos. Conta com efetivo de 13 inspetores, quatro escrivães, um delegado e um terceirizado, além de duas viaturas. Já o Quartel da 2ª Seção do 4º Grupamento de Bombeiros terá atuação em toda a região. O Governo do Ceará cedeu o terreno e a Prefeitura de Limoeiro realizou a obra. O efetivo é de 34 pessoas – cinco oficiais, 28 praças e um terceirizado – e o grupamento possui seis viaturas, sendo três operacionais e três administrativas.

Ainda na ocasião, o Governo do Ceará e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizam a entrega de 1.020 capacetes a motociclistas beneficiados no Programa CNH Popular. Estão aptos a receber o equipamento todos aqueles que finalizaram seu processo de habilitação na categoria A (motocicletas) após a publicação da lei 15.931 de 29/12/2015 que autorizou o Detran a efetuar a doação.

A CNH Popular ou o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, regulamentado pela Lei Nº14.288-A, é um projeto que tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a distribuição dos capacetes, o Governo e o Detran pretendem educar os condutores e reduzir as irregularidades e os acidentes nas estradas.

 

São João do Jaguaribe e Ibicuitinga

Na sequência, o governador Camilo Santana anuncia série de investimentos em infraestrutura na cidade de São João do Jaguaribe, a partir das 17h30.

Já em Ibicuitinga, às 19h, Camilo Santana entrega 473 títulos de propriedade rural, popularmente conhecidos como título de terra. O evento contará também com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e do superintendente do Idace, Cirilo Pimenta.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.