A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cláudio Pinho alerta para responsabilidade dos municípios

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho destaca o encontro promovido pela Aprece, nesta segunda-feira (11/3), que reuniu os prefeitos e os deputados da bancada federal. O encontro aconteceu na sede da entidade.

“Esse encontro é importante para a bancada sentir o que se passa em cada município, suas dificuldades que a a cada dia se estendem”, diz.

Cláudio Pinho ressalta a questão do Fundeb. “Foi discutido que todo ano o governo federal define o percentual do salário dos professores e ele mesmo define o valor de repasse do Fundeb. Ocorre que a cada ano o repasse nem acompanha mais nem o reajuste dos professores, e cada vez mais vai criando um déficit nas contas municipais. Não sei onde vai chegar”, alerta.

Segundo Pinho, São Gonçalo do Amarante (distante 49 km de Fortaleza) é um dos poucos municípios que tem receita própria. “Fomos avançando no serviço, e nossa folha foi caindo. Ano passado, com 140 servidores a menos e com redução nos salários do prefeito, do vice-prefeito, e dos secretários, fechamos em 53,9% a nossa folha”, detalha.

O prefeito lembra que a diminuição de receita é uma preocupação dos prefeitos, e chama atenção para a questão da responsabilidade fiscal. “São mais de 100 municípios no Ceará que estão ultrapassando a lei de responsabilidade fiscal”, alerta.

Cláudio Pinho chama atenção para que as emendas possam ser feitas para o custeio da educação. “A bancada se colocou à disposição para fazer o trabalho e a intermediação, como também na votação da lei do orçamento do ano seguinte, e ver como contemplar melhor os municípios”, aponta.

“A cada dia se aumenta a responsabilidade dos municípios e se diminui a receita. Essa conta nunca vai fechar”, conclui.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir