Salto Sobre o Lago é Tema de Livro do Cearense Henrique Braga

0

Eduardo Galdino

Jornalista

Os pesquisadores que desejam mergulhar na história da Segunda Guerra Mundial em Fortaleza, a sugestão é conhecer o livro “SALTO SOBRE O LAGO”, que o arquiteto e urbanista Henrique  Braga lançará dia 17 deste mês (quinta-feira), às 19 horas, no Salão Nobre do Ideal Clube, na Capital Cearense. A obra, publicada pela Editora Premius, é resultado de pesquisas em bibliotecas, hemerotecas, depoimentos, arquivos físicos, virtuais e outros recursos disponíveis na Internet.

 

O período da Segunda Guerra Mundial em Fortaleza que compreende os anos de 1939 a 1945, traz os antecedentes, fatos, personagens, lugares, as unidades militares, os Soldados da Borracha e o dia-a-dia da cidade e das pessoas naquela época. As pesquisas trouxeram à tona, informações importantes que foram encontradas em outras fontes, sem falar que, contribuíram em muito para elucidar e complementar muitos fatos.

 

O período de 1942 é reprisado no livro, fruto de um mapeamento, identificação e análise de registros. Naquele ano, o Brasil declarou guerra à Alemanha, Itália e Japão. É interessante ressaltar que a participação no conflito exigiu do País várias condições impostas por um Acordo de Cooperação Militar com os Estados Unidos, que trazia a modernização das Forças Armadas Brasileiras e a permissão para a construção e o uso de bases aéreas para os Estados Unidos no Norte e Nordeste do Brasil.

 

Edna Ramos

Edna Ramos

Administradora, e Especialista em Gestão Integrada Marketing e Logística.
Consultora na área de Logística
Experiencias na área de atacado e varejo
e-mail: comercial@anoticiadoceara.com.
Edna Ramos

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.