A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Congresso Cearense de Jornalistas do Interior debate sobre prática das ‘fake news’

O segundo dia do XVI Congresso Cearense de Jornalistas do Interior, realizado noa Distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, abriu espaço para debater sobre um fenômeno recente da comunicação: as chamadas ‘fake news’.

Na essência de seu significado, ‘fake news’ quer dizer “notícias falsas”. Hoje, sua prática pode ser entendida como informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais.

A Palestra “Um debate sobre fake news” foi conduzida pelos jornalistas Geninho Franco e o Presidente da Comissão Estadual de Ética dos Jornalistas do Ceará, Salomão de Castro. Para Salomão, as ‘fake news’ são problemas graves que afetam a credibilidade dos profissionais da comunicação. “Devemos adotar medidas para assegurar que nós estamos produzindo informações verdadeiras. O cumprimento do código de ética do jornalista deve ser um dos caminhos no combate às fake news”.

Já para Geninho Franco, é de grande importância discutir o tema, principalmente por estarmos em ano de eleições. O jornalista afirma que a denominação “fake news” pode ser recente, mas a sua prática já data de séculos.

“Isso não é uma ideia nova e desde o Império Romano temos boatos, calúnias, difamações e omissões das informações. Mas agora nós vivemos um tempo crítico. Devemos sempre conferir a informação, como profissionais da comunicação, e garantir que o que vai chegar à sociedade seja seguro”, comentou.

Para o jornalista Ferreira Júnior, Diretor Regional da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji-Cariri), deve-se ter o máximo de cuidado, pois o compartilhamento de notícias falsas pode até gerar complicações que vão além da credibilidade do jornalista. “No código de ética é muito complicado esse tipo de atuação, podemos até perder o nosso registro profissional. Então nós vamos tentar combater essa parte de comunicadores que não têm essa responsabilidade, podendo até prejudicar um processo eleitoral, a honra e a vida de um cidadão”, ressaltou.

O XVI Congresso Cearense de Jornalistas do Interior, que também marcou os 55 anos da Aceji, foi encerrado no domingo (1º) com a entrega de certificado de participação aos congressistas que participaram do evento.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir