Governo do Ceará e UFC lançam livro com a experiência no enfrentamento ao Zika Vírus

0
(Foto: Ariel Gomes)

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, lança nesta quarta-feira (7), às 17 horas, na Galeria do Palácio da Abolição, o livro “A experiência do Estado do Ceará no enfrentamento à síndrome congênita do Zika Vírus”. A iniciativa é do Governo do Ceará, através do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A publicação conta sobre a implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce (NEP) em 19 policlínicas do Ceará, proporcionando a descentralização do atendimento das crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ação pioneira no Brasil. Atualmente, este serviço do Estado atende 713 crianças, sendo 120 com microcefalia. Equipes multiprofissionais, compostas por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e enfermeiro, foram capacitadas e acompanhadas pelo Nutep para o atendimento das crianças e suas famílias.

A iniciativa da implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas 19 policlínicas do Estado faz parte do Programa Mais Infância Ceará dentro do pilar Tempo de Crescer, que consiste na construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Experiência exitosa

A ação é modelo para o Brasil e para mundo. Representantes do Unicef visitaram o Estado para conhecer a iniciativa e replicar em países da África. Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado apresentaram a experiência do atendimento multiprofissional e descentralizado no estado no Ministério da Saúde, que considera exemplo para o país.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.