Fifa bane Marco Polo Del Nero do futebol para sempre

0

A Fifa anunciou na manhã desta sexta-feira que Marco Polo del Nero está banido permanentemente de qualquer atividade que envolva futebol, seja ela administrativa, esportiva. Em nota, a entidade máxima do futebol informa que o ex-presidente da CBF já foi notificado da decisão e revela que o banimento possui caráter nacional e internacional.

Além do banimento, Marco Polo del Nero foi multado em 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 3,51 milhões). O dirigente já estava suspenso das atividades relacionadas ao futebol desde de dezembro, numa pena preventiva de 90 dias. Em março, a suspensão foi prorrogada por mais 45 dias.

Em comunicado, a entidade informa que a investigação contra o ex-presidente da CBF foi iniciada no dia 23 de novembro de 2015 e se referia a um esquema de propinas em troca de contratos para direitos de mídia e marketing  de alguns torneios, incluindo a Copa América, Copa Libertadores, e também a Copa do Brasil.

A nota informa ainda que del Neto foi considerado culpado por violar os artigos 21 (Suborno e Corrupção), 20 (Oferecer e aceitar presentes e benefícios), 19 (Conflito de Interesses), 15 (Lealdade), e 13 (Regras Gerais de Conduta), do Código de Ética da Fifa.

Marco Polo del Neto assumiu a presidência da CBF em abril 2015 e tinha o seu mandato previsto até 2019. Anteriormente havia sido presidente da Federação Paulista de Futebol entre 2003 até 2015, quando assumiu a entidade máxima do futebol brasileiro.

 

Gazeta Esportiva 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.