A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Funceme aponta bom quadro chuvoso para o mês de abril

As chuvas que voltaram a banhar o Ceará com mais regularidade no fim de março alimentam a esperança dos cearenses para o mês de abril.

O cenário está favorável para precipitações na primeira semana, segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz. “Para o início do mês, há boas chances de chuvas com regularidade, ora atingindo uma região do Estado, ora atingindo outra, beneficiando as várias macrorregiões”, afirma.

Segundo ele, há condições que favorecem maior volume de chuvas no próximo mês. Além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), há a influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), fenômeno definido como a circulação de ventos na alta atmosfera, que forma nuvens de chuva. Outro aspecto que contribui é a La Niña, caracterizada pelo esfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial. “É importante ressaltar que a La Niña está atuando agora em março e que a gente espera que atue também em abril, para ajudar a trazer chuvas para o Ceará”, ressalta Fritz.

 

Funceme apontou fortes chuvas em 102 municípios cearenses. Os maiores registros foram em Ipu com 121 milímetros (mm), Hidrolândia com 120 mm e Reriutaba com 98 mm. Nesse intervalo, as regiões mais beneficiadas com as precipitações foram a Jaguaribana e a Serra da Ibiapaba.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir