Governo do Ceará lança novo programa e assina termos de adesão do Garantia Safra

0
(Foto: Diário do Nordeste)

O governador Camilo Santana lança nesta quinta-feira (18) os projetos Hora de Plantar e Garantia Safra. A solenidade, que acontece às 9h, reúne prefeitos, secretários municipais e agricultores familiares de todas regiões do Estado, em Morada Nova. Em sua 31ª edição, o projeto de distribuição de sementes e mudas entregará nas mãos dos agricultores 3.030 toneladas de sementes, 6,5 milhões de raquetes de palma forrageira, 400 mil mudas de cajueiro anão precoce, 170 mil mudas de essências florestais nativas e exóticas, e 5 mil metros cúbicos de maniva de mandioca. Na cerimônia também serão assinados os 180 termos de adesão do Garantia-Safra 2017-2018.

Hora de Plantar

A ação conta com investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17,2 milhões e beneficia 150.639 mil agricultores familiares em 182 municípios cearenses, ficando de fora apenas Fortaleza e Eusébio, que não dispõem de zona rural. As sementes já se encontram nos 11 armazéns regionais, para serem distribuídas aos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce). A entrega segue a probabilidade de chuvas e acontece em fevereiro na Ibiapaba, Sertão Central, Sertões de Canindé, Baixo Jaguaribe, Maciço de Baturité, Metropolitana e Norte. A distribuição foi concluída na semana passada na região do Cariri e nesta semana serão realizadas as entregas no Centro Sul e sertões dos Inhamuns/Crateús.

As sementes disponibilizadas obedecem um criterioso controle de lotes, observando germinação, pureza e infestação. “É uma expectativa grande porque os produtores vão receber uma semente de qualidade superior antes mesmo do período chuvoso (por volta da metade do mês de fevereiro em Morada Nova) e um por um preço subsidiado, que é muito inferior ao que é praticado pelo mercado”, descreve o gerente regional da Ematerce, Benício Diógenes.

“Esse trabalho é fruto do esforço, do empenho e da dedicação não só na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, mas de outras instituições, como (Instituto) Agropolos e Ematerce, que garantem avanços, mesmo com tantas dificuldades, além de inovação tecnológica, introdução de outras culturas e manutenção de rebanhos”, sublinha o secretário da pasta, Dedé Teixeira. Além das entidades citadas pelo titular da pasta, o Hora de Plantar conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Garantia-Safra

Na mesma cerimônia em que, simbolicamente, os agricultores familiares de todo Ceará recebem as sementes, mudas, raquetes e manivas do Hora de Plantar, serão assinados os 180 termos de adesão do Garantia-Safra com prefeitos de todo Estado. Nesta edição, o Ceará ofertou 350 mil vagas para agricultores familiares, estando 227.051 agricultores inscritos no programa do governo federal. O seguro dispõe de R$ 850 para cada agricultor selecionado que tiver comprovada perda de safra igual ou superior a 50%.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.