Governo do Ceará suspende visitas em cadeias de 10 municípios

0
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) suspendeu, a partir desta quarta-feira, 7, visitas a unidades prisionais de 10 municípios da Regional Centro Sul do Ceará. A decisão foi tomada por conta da atuação das facções criminosas e, principalmente, da morte de um agente penitenciário na manhã da última sexta-feira, 2, em Orós, a 340 km de Fortaleza. Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira, 6, a pasta reconhece ausência de estrutura e efetivo para a manutenção da ordem no sistema carcerário do Estado. Nesta manhã, dois presos foram mortos e nove feridos em ataque promovido por outros detentos de facção criminosa rival, na Cadeia Pública de Pentecoste.
O agente Carlos Antônio Bezerra, de 34 anos, foi atacado em uma parada de ônibus próximo à cadeia pública. A suspensão tem prazo de 30 dias e abrange os municípios de Acopiara, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucas, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Orós e Várzea Alegre.
Por meio de nota, a Sejus informa que “a medida é decorrente de sanções disciplinares ou por questões de segurança”. A assessoria da secretaria ressalta que “como determina a Lei de Execução Penal, o direito de visita pode ser suspenso sempre que a direção administrativa julgue necessário, seja para disciplinar o ambiente ou como medida de segurança”.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.