A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Grupo que esteve preso em caverna na Tailândia perdeu 2 kg, diz médico

Os doze adolescentes e o adulto que foram resgatados de uma caverna na Tailândia perderam uma média de dois quilos durante os quinze dias (dezessete para os últimos resgatados) que permaneceram presos na gruta, mas a vida deles não corre perigo, segundo informações de médicos divulgadas nesta quarta.

Os últimos cinco resgatados chegaram ontem à noite ao centro médico com sintomas de hipotermia por causa da temperatura fria das águas que tiveram de atravessar com a ajuda de dois mergulhadores.

Alguns dos jovens têm quadros leves de pneumonia, mas nenhum deles registra problemas graves, apontou em entrevista coletiva, um dos médicos encarregados por avaliar o estado do grupo, internado no hospital provincial de Chiang Rai. A grande preocupação é que eles apresentassem histoplasmose – conhecida como doença da caverna – que pode ser fatal.

O médico atribuiu a boa condição dos meninos ao técnico, Ekkapol Ake Chantawong, que forneceu seus alimentos aos garotos enquanto ele próprio passava fome. “Tenho de elogiá-lo, porque cuidou muito bem dos jogadores”, disse o médico.

Os familiares do primeiro grupo de resgatados puderam nesta terça finalmente entrar na sala onde estão os adolescentes, embora com medidas cautelares devido ao sistema imunológico ainda fraco. O segundo grupo de meninos resgatados poderá se reunir com seus parentes ao longo do dia de hoje, enquanto o terceiro permanecerá pelo menos mais um dia em isolamento.

O grupo é alimentado a base de uma dieta leve com arroz e frango, além da ingestão de vários suplementos vitamínicos. Ontem alguns dos garotos pediram para comer pão com cobertura de chocolate, informaram as autoridades.

Os garotos e o adulto, todos de bom humor, passarão pelo menos sete dias no hospital antes de receberem alta.

Os doze adolescentes, entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 25, foram para a caverna durante um passeio após o término de um treino de futebol, quando as intensas chuvas de uma tempestade inundaram as galerias, impedindo a saída.

Veja

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir