A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

LGBT: Governo do Ceará promove 15 Dias de Ativismo Contra a Transfobia

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro e ao Dia Estadual de Luta contra a LGBTFobia, celebrado em 15 de fevereiro, o Governo do Ceará, por meio Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, promove a ação “15 Dias de Ativismo Contra a Transfobia”.

A programação tem como objetivo fortalecer a luta contra a transfobia e massificar o reconhecimento dessa população. O destaque é o lançamento da campanha de visibilidade e respeito à lei que garante o direito ao uso do nome social na rede pública estadual.

Para Narciso Júnior, titular da Coordenadoria, a campanha é de extrema importância, pois o Estado assume o compromisso de fazer com que os órgãos públicos estaduais respeitem a identidade de gênero da população trans. “Os servidores públicos estaduais têm o dever de respeitar a identidade de gênero. Então, precisamos informar à população que existe esse direito e que ela pode e deve reivindicá-lo nas repartições públicas estaduais”, ressalta.

A abertura da programação começa neste domingo (28), no Dragão do Mar, com o desfile de moda “Transformando”, promovido pela Casa Andaluzia. O desfile também irá para dentro da Unidade Prisional Irmã Imelda, voltada exclusivamente para a população carcerária GBT (gays, bissexuais, travestis). A atividade está prevista para o dia 31 de janeiro.

Ao longo da semana estão programadas ações que abordarão o processo de retificação do Registro Civil para pessoas Trans, roda de conversa sobre a implantação do ambulatório “T” e inclusão da população trans nas universidades e no mercado de trabalho, tenda de informações e capacitação com os profissionais de saúde a respeito à saúde integral da população de travestis e transexuais.

Sobre a programação, Narciso ressalta ainda que desde as reuniões preparatórias foi pensado em como articular todas as entidades envolvidas de forma que o diálogo amplo continue sendo mantido durante todo o ano. “A perspectiva é de visibilizar a população trans e chamar a sociedade para entender que se faz necessário respeitar essa população. Que essa população existe e que o Estado reconhece o dever e o compromisso de fazer com que a cidadania das pessoas trans seja respeitada no nosso Estado”, conclui.

O encerramento dos 15 Dias de Ativismo acontecerá dia 17 de fevereiro, com a exibição do filme “Close”, de Rosane Gurgel, no Cine Teatro São Luís. A entrada será 2 kg de alimento não perecíveis ou produtos de higiene pessoal.

Confira os destaques da semana:

28/01 – Domingo
17h – Desfile de Moda “Transformando”
Local: Dragão do Mar
Rua: Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

29/01 – Segunda-Feira
9h – Roda de Conversa sobre a implantação do Ambulatório T
Local: Vicente Nobre Macêdo, s/n – Messejana

30/01 – Terça-Feira
14h – Roda de Conversa “Para além da Transfobia” Inclusão da população T na Universidade e no mercado de trabalho
Local: Auditório da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT
Rua: Silva Paulet, 334

31/01 – Quarta-Feira
09h – Desfile de Moda “Transformando”
Local: Unidade Penitenciária Irmã Imelda

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir