A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ministério Público adverte Ceará e Fortaleza por provocações

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) expediu recomendação aos

times Ceará e Fortaleza para que seja coibida qualquer prática que possa incentivar o acirramento da rivalidade entre torcedores e os índices de violência. O pedido foi motivado por dois episódios na reta final do Campeonato Brasileiro deste ano: a referência ao seriado La Casa de Papel e o corte de cabelo de um dos jogadores do Vovô.

Em 15 de novembro, durante o jogo entre Fortaleza e Juventude, na Arena Castelão, os atletas tricolores entraram em campo fantasiados como os personagens do seriado “La Casa de Papel”, em resposta a provocação anterior da torcida do Ceará.

Outro gesto incitador, de acordo com o MPCE, foi produzido pelo atacante Arthur Cabral que, neste mês, no jogo Ceará e Vasco, entrou em campo com corte de cabelo mostrando “8C”, em referência aos anos em que o Fortaleza jogou pela Série C. Para o Ministério Público, a atitude “foi além do direito de pessoalidade”, “em clara provocação ao rival”.

Segundo o promotor de Justiça coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), Edvando Elias de França, a recomendação também adverte que não será tolerada a reincidência dessa prática, com a adoção de todas as medidas judiciais cabíveis.

O documento reforça que os times orientem seus atletas e toda a equipe de profissionais a se absterem de comungar, compartilhar, aceitar ou se omitir na prática de qualquer ato, gesto ou atitude que possa resultar no acirramento da rivalidade e dos índices de violência. Foi encaminhada cópia da medida aos times, ao Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará e à Federação Cearense de Futebol.

Para o MPCE, tais atitudes refletem necessariamente nas arquibancadas, aumentando a rivalidade em entre as torcidas, podendo ensejar o desencadeamento de mais violência entre torcedores de clubes rivais.

 

Tribuna do Ceará

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir