Coreia do Norte promete fechar centro de testes de armas nucleares

0

O governo da Coreia do Sul informou neste domingo, 29, que a Coreia do Norte prometeu fazer em maio um “desmantelamento público” do seu centro de testes de armas nucleares em Punggye-ri. A iniciativa faz parte do compromisso de desnuclearização assumido pelos dois países em cúpula realizada na sexta, 27, para um acordo de paz.

Um porta-voz do governo de Seul disse que a Coreia do Norte propôs que o encerramento do centro de testes aconteça publicamente e que especialistas sul-coreanos e dos Estados Unidos serão convidados a estar presentes.

Desde 2006, a Coreia do Norte realizou seis testes nucleares em Punggye-ri, região montanhosa no nordeste do país. Acredita-se que o local de testes nucleares seja o único ativo no mundo.

Mas, baseado principalmente em imagens de satélite e no rastreamento de movimentos no local, os cientistas acreditam que Punggye-ri entrou em colapso parcial e pode estar inutilizável.

O mais recente teste atômico da Coreia do Norte foi realizado em 3 de setembro de 2017. Na ocasião, o governo de Kim Jong-un afirmou que se tratava de uma bomba de hidrogênio, muito mais poderosa que uma bomba atômica.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.