A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

LOGÍSTICA REVERSA- criando valor para sua empresa

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos, são lentos. Embora o número de municípios com disposição adequada para resíduos e rejeitos tenha crescido de 1.092, em 2008, para 2015 no ano passado, equivalente a 40% do total das cidades brasileiras. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, determinava que todos os lixões do país deveriam ter sido fechados até 2 de agosto de 2014.

O setor público e empresas privadas, Impulsionadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, intensificam ações para reduzir, reutilizar e tratar os resíduos sólidos. Uma dessas ações inclui a substituição de lixões, proibidos pela legislação, por aterro sanitário com controle ambiental, e também redução nos descartes que devem se limitar aos materiais impossibilitados de reciclagem ou reuso.

Empresas de diferentes setores, como os de embalagem, lâmpadas e embalagem para óleo lubrificante firmaram acordos de logística reversa – para processamento correto dos produtos pós-uso – juntando a segmentos como agrotóxico, pilhas e óleos lubrificante  que já haviam firmado compromisso em 2010. Isso mostra que, a iniciativa privada as ações andaram mais rápidas.

Muitas prefeituras estão abrindo editais para trabalhos semelhantes e parcerias públicas – privadas entre prefeituras. Implantar o Plano Nacional de Resíduo Sólido é valorizar a imagem institucional do seu negócio, seja ele público ou privado. Vamos abraçar esta causa.

Por Edna Ramos| Jornal A Notícia do Ceará

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir