A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

População cearense começará a diminuir em 2042, aponta IBGE

Até 2060, a expectativa de vida dos cearenses terá um salto de cinco anos e atingirá 79 anos. As mulheres devem seguir a tendência de viver mais, chegando aos 82 anos, enquanto projeta-se que os homens estendam em cinco anos a esperança de vida, elevando os atuais 70 anos. A reconfiguração etária também irá deixar a população, no geral, mais velha, com queda no número de nascimentos. As estimativas populacionais foram divulgadas nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No último ano, o Estado atingiu a marca de 9,07 milhões de habitantes, permanecendo como segundo mais populoso do Nordeste e oitavo do Brasil. Os cearenses são formados, em sua maioria, por mulheres. Elas somam 4,6 mi de habitantes, enquanto os homens acumulam 4,4 mi. A divisão deve permanecer até meados deste século, mesmo em cenário onde há tendência à retração do número total da população do Ceará.
Para chegar a tais números, o IBGE baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). A pesquisa domiciliar só deve ocorrer em 2020.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir