A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Professores substitutos, cursos técnicos e mestrados; confira as oportunidades do IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) anunciou a próxima seleção de alunos, professores substitutos e estudantes regulares em mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional para 2019. O período de inscrição, bem como o número de vagas de cada modalidade varia.

Mais 280 vagas em cursos técnicos gratuitos serão abertas pelo IFCE para os campi de Horizonte, Itapipoca e Limoeiro do Norte em 2019.1. As inscrições para o processo seletivo acontecem de 31 de dezembro a 6 de janeiro, por meio do link, onde também pode ser lido o edital, com mais detalhes, como forma de ingresso e prazos.

As vagas estão distribuídas por campi, cursos e modalidades. Para o ensino integrado, em que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo na instituição, há oportunidades para Itapipoca (Edificações, 35 vagas; Mecânica, 35; e Informática, 35) e Limoeiro do Norte (Eletrotécnica, 35; e Química, 35).

Já na modalidade de ensino técnico subsequente, em que o aluno pode cursar o ensino técnico somente após a conclusão do ensino médio, as oportunidades do IFCE nesse processo seletivo estão em Horizonte, com 35 vagas para o curso técnico em Logística (turno da tarde), e em Itapipoca, 35 para Edificações e 35 para Mecânica, ambos noite.

Professores substitutos e mestrado

Já para vagas de professor, os processos seletivos constarão de prova de desempenho didático e prova de títulos. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. Em Juazeiro do Norte, a seleção inscreve até domingo, 30, com duas vagas: uma para Filosofia e outra para a área de Lazer, jogos e recreação.

Já no campus de Iguatu, são quatro vagas nas áreas de Matemática, Química e Serviço Social e as inscrições terminam no dia 31. No campus do Pecém, os candidatos podem se inscrever até o dia 3 de janeiro de 2019 para uma vaga na área de Engenharia Mecânica.

Os contratos têm duração de 12 meses, podendo ser prorrogados. Os regimes de trabalho podem ser de 20 ou de 40 horas semanais. Os editais estão disponíveis no site qselecao.ifce.edu.br.

Com 908 vagas, foi publicado o edital para seleção de estudantes regulares do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. A partir de 2019, o curso conta com 40 instituições associadas em todos os estados da federação.

O exame ocorrerá no mês de maio e consistirá numa prova objetiva, de múltipla escolha, versando sobre as bases conceituais e históricas da educação profissional e tecnológica, sobre metodologias de pesquisa e sobre teorias e práticas de ensino e aprendizagem, com base na bibliografia indicada.

A novidade desta vez é que não haverá uma etapa com prova discursiva. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto à produção de conhecimento como ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não formais.

Ao IFCE caberá o total de 24 vagas, sendo 12 para servidores e 12 para a ampla concorrência. A prova será realizada no campus de Fortaleza, no período da tarde do dia 5 de maio. As inscrições acontecem on-line de 02/02/2019 a 07/03/2019 e custarão R$ 70,00. O endereço eletrônico do sistema de inscrições será divulgado no sítio do programa:https://profept.ifes.edu.br. Para mais informações, acesse o edital aqui.

G1 CE

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir