A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

PT não assina acordo contra fake news

Um mês e meio depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborar um acordo com os partidos contra a disseminação de notícias falsas na internet – as chamadas fake news -, o PT é a única grande sigla que ainda não subscreveu o documento.

Em nota, a assessoria da legenda afirmou que espera da Justiça Eleitoral o cumprimento da Constituição, “sem depender de ‘termo de compromisso'”. Apesar de não pactuar o acordo, o PT costuma usar o conceito de fake news para se defender de supostos ataques na internet.

Em exemplo recente, o líder da oposição na Câmara, José Guimarães (PT-CE), reclamou que parlamentares de direita haviam “caído” em armadilha ao espalhar a informação falsa de que a presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), havia incitado o terrorismo ao dar entrevista para a emissora árabe Al Jazeera.

O acordo está disponível para assinaturas desde o dia 5 de junho, quando foi firmado entre o presidente da Corte eleitoral, ministro Luiz Fux, e representantes de dez agremiações. De lá para cá, outras 19  se comprometeram em manter, na internet, um ambiente eleitoral imune à proliferação de fake news – notícias inventadas para viralizar e influenciar na decisão dos eleitores. Crítico das notícias falsas em seus discursos, o PT está entre os poucos partidos que não assinaram o termo. Também estão de fora o PCO, o Pode, o PMB, o PSTU e o PTC.

Valor Econômico

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir