Quais os possíveis temas de redação do Enem 2018?

0

A prova de redação costuma ser fundamental para elevar (ou não) a nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por isso, a área é uma das que exigem mais preparação por parte dos estudantes. Na edição deste ano, que acontece em Novembro, o SAS Plataforma de Educação convidou dois consultores pedagógicos para elencarem possíveis temas de redação.

Normalmente, o tema busca a solução de problemas, buscando uma reflexão sobre causas sociais. Como por exemplo em 2017, quando o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” .

O texto deve ser dissertativo-argumentativo, e a nota é baseada por cinco critérios. A pontuação máxima em casa categoria é de 200 ponto, o que totaliza mil pontos.

Veja alguns temas que estão cotados:

– Sustentabilidade e reciclagem

As discussões acerca da reciclagem são recorrentes e podem vir a se tornar tema da redação do Enem 2018.

– Envelhecimento da população

Aumento da expectativa de vida, diminuição da taxa de natalidade e outros fatores demonstram um movimento chamado de inversão na pirâmide etária no Brasil. Por isso, não seria surpreendente se o Enem abordasse esse assunto.

– Atualização e profissões do futuro

Considerando o contexto de evolução da cultura digital e surgimento de novas tecnologias, é possível inferir que, dentro de alguns anos, haverá muitas novas profissões, e o que se conhece no âmbito profissional será bastante diferente para os antigos e novos trabalhadores.

– Fake News

A divulgação de notícias falsas tem sido apontada por especialistas como um mecanismo de controle social e essa pode ser uma boa linha argumentativa.

– Mobilidade urbana

O aumento populacional nos grandes centros e capitais brasileiras tem incentivado a iniciativa pública a investir e modernizar os meios de transporte.

– BNCC e falta de professores

O cenário educacional tem passado por profundas mudanças nos últimos anos e a necessidade de construção de uma Base Nacional Comum Curricular tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

– Doenças erradicadas e vacinas

Países europeus, Estados Unidos e inclusive o Brasil têm sofrido com o retorno de doenças que pareciam erradicadas, como sarampo e febre amarela.

 

Com informações do Tribuna do Ceará

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.