A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Quatro golfinhos encalham no litoral do Ceará

Quatro golfinhos foram encontrados encalhados em uma praia entre os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará, nesta terça-feira (2). Eles foram socorridos por servidores do Parque Nacional de Jericoacoara e por moradores do local.

“Eles foram encontrados por volta das 20h [de terça]. O pessoal que encontrou acionou o ICMBio, que levou os animais para uma lagoa natural de água salgada que tem perto da praia, que eles chamam de Riacho Doce”, esclareceu o coordenador de resgate da ONG Aquasis, Carlos Amâncio, que realiza os cuidados do animal desde a madrugada desta quarta-feira (3).

Os animais são da espécie golfinho-cabeça-de-melão. Ainda de acordo com Amâncio, os golfinhos apresentam um quadro de infecção e estão desorientados. Os animais são mantidos no ambiente natural e passam por exames.

“Eles não conseguem nadar direito e não estão com a flutuabilidade boa. A gente está entrando com a medicação preventiva, de antibiótico e vitamina, para reverter o quadro e fazer a soltura”, explica o biólogo.

Os animais foram localizados em uma lagoa próxima ao mar após a alta da maré. “Como a maré está muito grande nesses dias, que a maré de lua, ela [a água do mar] ultrapassou a linha de maré e conseguiu passar pra lagoa, deixando a lagoa salgada”, explica Amâncio.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir