Acopiara: Município inaugura unidade do IFCE

0

Chamando atenção de quem passa pela estrada, a sede definitiva do campus de Acopiara do Instituto Federal do Ceará (IFCE) já está pronta para ser entregue à comunidade da região Centro-Sul do Ceará. A solenidade de inauguração será às 9h do dia 27 de abril, com a presença do reitor Virgílio Araripe e do prefeito Antônio Almeida e demais autoridades políticas e acadêmicas da região.

A visão do campus é de encher os olhos: da pista já é possível ver a dimensão da unidade, cuja fachada preserva as cores que identificam os campi do instituto espalhados pelo Estado. Hoje, são 34 unidades em funcionamento, incluindo a sede da Reitoria e o Polo de Inovação Fortaleza IFCE-Embrapii.

Os janelões dos primeiro e segundo andares do campus incorporam ainda mais imponência à estrutura de concreto inserida em meio à CE 060. A logomarca prateada do IF sob o reflexo do Sol incidente na cidade faz brilhar ainda mais a esperança de novas conquistas para as comunidades do entorno da região.

O espaço tem seis hectares, com 4,5 mil metros quadrados de área construída abrigando as instalações do campus, que tem um bloco didático com dez salas de aulas e dez laboratórios, além de uma biblioteca, auditório para 150 pessoas e bloco administrativo, onde ficam sediados os setores de apoio gerencial e logístico. De imediato, o campus terá capacidade de atender até 1.200 alunos em cursos técnicos e superiores.

Mesmo antes da conclusão das obras em Acopiara – orçada em nove milhões de reais – as atividades de ensino já começaram, desde o ano passado, em sede provisória cedida pela prefeitura do município. Inicialmente, foram ofertados cursos de formação inicial e continuada e uma especialização em Ciências da Natureza e Matemática.

As aulas do curso Técnico terão início na nova sede, ainda neste semestre. Para o semestre que vem, será a vez dos cursos Superiores. “Vai ser um diferencial muito grande para Acopiara, pois o IFCE se torna a primeira e única instituição de Ensino Superior da cidade”, diz a diretora do campus Eliani Holanda.

Segundo a diretora, “a expectativa da comunidade local é grande com a chegada de um curso Superior e com a inauguração da sede definitiva do campus. Mais uma vez, o IFCE cumpre com a missão de levar ensino inclusivo e de qualidade, contribuindo para a pesquisa e para a extensão, bem como para a formação de cidadãos críticos”, diz.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.