Aracati: Sinpol-CE lança piloto de projeto para unificar carreiras de inspetores e escrivães

0

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE) lança, no próximo dia 15 de junho, o piloto do projeto Oficial de Polícia Judiciária (OPJ), na Delegacia Regional de Aracati. A iniciativa visa a unificação dos cargos de inspetores e escrivães de polícia.

O OPJ é um projeto criado pelo Sinpol-CE para dar mais efetividade à atividade policial. Atualmente, por exemplo, em uma delegacia plantonisa há um delegado, um escrivão e três inspetores. Com o OPJ, haverá um delegado e quatro oficiais de polícia judiciária, ou seja, a unificação das funções.

Segundo o presidente do Sinpol, Lucas de Oliveira, o projeto trará mais eficiência dos serviços prestados à sociedade. “É um projeto inovador e pioneiro, e que repercutirá em uma maior eficiencia do trabalho da Polícia Civil e, consequentemente, a diminuição da violência no Estado, pois visa melhorar o atendimento à população e a investigação criminal”, explicou.

ATRIBUIÇÕES

Os atuais cargos de escrivão e inspetor possuem os mesmos requisitos de investidura, nível de escolaridade, salário e possuem grande parte das atribuições em comum. Atualmente, o Ceará possui 616 escrivães de polícia e 1.846 inspetores. Com o OPJ serão ao todo 2.462 servidores com atribuições para investigação cartorária e de rua, registro de ocorrências, custódia de presos, apreensão de objetos, lavratura de termos, autos e boletins de ocorrências, trabalhos de inteligência, entre outros.

Atualmente, para ser escrivão ou inspetor de polícia civil é preciso ter nível superior em qualquer área na modalidade licenciatura ou bacharelado e curso de formação profissional realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública, além de carteira nacional de habilitação categoria B.

“Esta é uma luta de muito tempo do Sindicato, um projeto visionário, de vanguarda. O piloto irá jogar holofotes do país ao município de Aracati, pois a ideia da fusão dos cargos da base da Polícia Civil está sendo discutida em pelo menos dez estados”, disse a vice-presidente do Sinpol Ceará, Ana Paula Cavalcante.

 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.