Frecheirinha: TRE mantém cassação dos diplomas de prefeito e de vice-prefeito

0

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, na sessão desta segunda-feira, 23/4, manteve, por maioria, a cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Frecheirinha, Carleone Júnior de Araújo e Cláudio Fernandes Aguiar, na Ação de Investigação Eleitoral nº 576-11-2016, por Conduta Vedada a Agente Público, nas eleições de 2016.

O relator do Recurso Eleitoral, o juiz Tiago Asfor Rocha Lima, havia proferido o seu voto pelo afastamento da pena de cassação dos diplomas, em 20/3. Foi seguido pelo desembargador Haroldo Máximo e pelo juiz Cássio Goes Pacheco. Na mesma data, o juiz Eduardo Scorsafava pediu vista dos autos e, em 10/4, apresentou voto divergente do relator, pela manutenção da sentença de 1º grau. Na mesma ocasião, o juiz Alcides Saldanha pediu vista dos autos.

Nesta segunda-feira, 23/4, o juiz Alcides Saldanha acompanhou o voto divergente, assim como o juiz Roberto Viana. Coube à presidente do TRE-CE desempatar. A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira acompanhou integralmente o voto divergente proferido pelo juiz Eduardo Scorsafava, pela manutenção da cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Frecheirinha, Carleone Júnior de Araújo e Cláudio Fernandes Aguiar.

Após a publicação do acórdão, o TRE comunicará a decisão ao juízo da 81ª Zona Eleitoral, com sede em Tianguá, a qual Frecheirinha pertence, e providenciará as instruções para a realização de eleição suplementar no município.

Eleições Suplementares

No último dia 9/4, o TRE aprovou as resoluções para a realização de eleições suplementares em Tianguá e Umari. Já nesta segunda-feira, 23/4, foram aprovadas também as resoluções que instruem a realização de novo pleito em Santana do Cariri. Os eleitores dos três municípios voltarão às urnas no próximo dia 3 de junho, para escolher o prefeito e o vice.

O TRE deve apresentar na próxima semana as instruções para as eleições suplementares de Frecheirinha.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.