Sua mensagem foi enviada com sucesso. Em breve responderemos.

Fale conosco

Fechar
Início » Notícias » Saúde » Carnaval 2018: veja dicas e cuidados com a saúde para aguentar 5 dias de folia

Carnaval 2018: veja dicas e cuidados com a saúde para aguentar 5 dias de folia

Carnaval é sinônimo de festa e alegria, e curtir com moderação e evitar excessos torna a festa ainda melhor. Confira dicas para manter a saúde e o bem-estar antes, durante e depois da folia de Momo.

Coma bem antes, durante e depois da folia

Segundo a nutricionista Gabriela da Silveira Lessa, conselheira do Conselho de Nutricionistas de Santa Catarina, uma alimentação leve e de fácil digestão, que inclui frutas, verduras, legumes, carnes vermelha ou branca sem excessos é a ideal. Saladas, sorvete (com moderação) porque refresca e dá energia, barras de cereal e sementes oleaginosas são boas opções.Entre os alimentos que devem ser evitados estão as frituras, carne vermelha em excesso, alimentos e temperos industrializados e pratos pesados como feijoada, por exemplo. Eles podem causar azia, enjoos e até diarréias em condições de aglomeração, calor e esforço contínuo.

Hidrate-se

Beba bastante água, suco de frutas ou água de coco para repor os sais minerais perdidos no suor. Gabriela sugere misturar frutas e verduras nos sucos para ajudar a repor energia. Misturas ricas em vitamina C, como acerola e laranja, ajudam a manter a imunidade.

Beba com moderação

Bebidas alcoólicas desidratam o corpo portanto, consumir com moderação é a melhor recomendação, segundo Gabriela. A principal dica é tomar um copo de água, suco ou água de coco para cada copo de bebida alcoólica ingerido. Outro conselho é não misturar. Se começou a beber destilado, termine da mesma forma.

Consulte o médico antes de se medicar

Se a ressaca foi inevitável, consulte o médico antes de fazer uso de algum medicamento. A nutricionista explica que o álcool pode potencializar ou inibir a ação de alguns remédios e prejudicar órgãos como estômago, fígado e pâncreas. A dica vale ainda, sobretudo, para quem faz uso de medicação contínua.

Proteja-se do sol

Segundo a dermatologista Sílvia Schmidt, da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Santa Catarina, filtro solar é indispensável. A especialista indica fator 30 em diante e cuidado redobrado como rosto, pescoço, colo e mãos. Se o festejo for por volta de meio-dia, é fundamental sair de casa já com o protetor solar e usar chapéu. Hidratantes labiais com filtro solar completam a proteção.

Sexo seguro

O uso de preservativo durante a relação, inclusive no sexo oral, é indispensável. O infectologista Eduardo Campos Oliveira recomenda que as mulheres levem consigo camisinhas femininas, pois dão mais autonomia para se prevenir e ter camisinhas em mãos durante a folia. Conferir a validade do preservativo, não utilizar aquela que ficou muito tempo no porta-luvas ou na carteira porque perdem a eficácia. Em caso de relação sexual sem proteção, as UPAS e postos de saúde fornecem atendimento que incluem medicamentos para diminuir o risco de contágio de HIV e DSTS.

Tags:

Deixe seu comentário