A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Segurança: Roberto Cláudio entrega terceira Célula de Proteção Comunitária na Vila Velha

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta quarta-feira (26/09), às 17h, a terceira Célula de Proteção Comunitária, no bairro Vila Velha. O evento terá a presença do prefeito Roberto Cláudio, do vice-prefeito Moroni Torgan, e de autoridades do Município e do Estado, parceiro da Prefeitura no projeto.

As Células de Proteção Comunitárias são vinculadas ao Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) e começaram a funcionar em Fortaleza neste ano. As unidades Jangurussu, inaugurada em fevereiro, e Goiabeiras, operando desde junho, já mostram resultados expressivos na redução da criminalidade.

Dados da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) mostram que no bairro Barra do Ceará – onde está localizado o Planalto das Goiabeiras – houve redução de 75,5% dos homicídios entre 19 de junho e 28 de agosto, na comparação com igual período no ano passado. No bairro Jangurussu, a redução foi de 50,7% no intervalo de 28 de fevereiro a 28 de agosto.

A nova Célula de Proteção Comunitária terá funcionamento semelhante às anteriores. Composta por 40 guardas municipais e 20 policiais militares, a torre será o ponto de apoio operacional das equipes de motos e viaturas que farão o patrulhamento do perímetro de atuação estabelecido no PMPU. Além disso, dois guardas municipais e um policial militar farão o monitoramento através de câmeras de vigilância que serão instaladas na área, inclusive com o apoio de drones. A Prefeitura prevê inaugurar ainda em 2018 outras duas Células, uma na Barra do Ceará e outra no bairro Caça e Pesca, totalizando cinco.

O PMPU
O Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) agrega o que há de mais moderno na área da segurança em todo o mundo. O PMPU executa um sistema de proteção de proximidade, ou seja, de área restrita, invertendo o foco do marco para dar prioridade a microrregião. A ideia é trabalhar a perspectiva de ações preventivas integradas, envolvendo as diversas áreas das políticas públicas municipais, como educação, assistência social, trabalho, cultura e esporte, além do reforço à política de vigilância, com o patrulhamento de ruas e espaços públicos.

Social
Cada Célula de Proteção Comunitária também integra conceitos para melhorias de infraestrutura, tais como urbanização, requalificação de espaços públicos e iluminação, além de ações de prevenção com iniciativas culturais, educativas e de desporto e, no campo social, por meio das Tendas da Cidadania, iniciativas de mediação de conflitos, educação para trânsito, emissão de documentos e empreendedorismo para a geração de emprego e renda.

Investimento
Com obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o projeto consistiu na construção de uma torre com cerca de 33m² de área, com banheiro privativo, estacionamento para motos, vidros blindados e paredes em concreto maciço. Orçado em R$ 347 mil, o novo equipamento abrigará uma central de monitoramento que receberá imagens de câmeras de vigilância espalhadas pelo bairro

Capacitação
Mais de 100 guardas municipais passaram por capacitação voltada exclusivamente para o trabalho nas Células de Proteção Comunitária. Foram mais de 350 h/a na Academia de Segurança Cidadã (Amser), com treinamento em técnicas e procedimentos operacionais, primeiros socorros, controle de distúrbios civis, prevenção e combate a incêndios, além de 102 horas de treinamento em pistola semiautomática e 62 horas em espingarda calibre 12. As capacitações são realizadas por instrutores certificados, alguns com passagens pela Academia Militar das Agulhas Negras, Escola Superior de Tiro da Polícia Federal e Exército Brasileiro.

Os guardas municipais também participaram de oficinas de Direitos Humanos promovidas, por meio de uma parceria entre Sesec e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Nessas capacitações, diversidade sexual, igualdade racial, políticas públicas especiais para mulheres, assistência social e pessoas em situação de rua estiveram entre as temáticas abordadas.

Serviço
Inauguração da 3ª Célula de Proteção Comunitária
Data: Quarta-feira (26/09)
Horário: 17h
Endereço: Avenida L, esquina com Avenida G.- bairro Vila Velha

Assessoria (PMF)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir