Segurança: Roberto Cláudio entrega terceira Célula de Proteção Comunitária na Vila Velha

0
Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta quarta-feira (26/09), às 17h, a terceira Célula de Proteção Comunitária, no bairro Vila Velha. O evento terá a presença do prefeito Roberto Cláudio, do vice-prefeito Moroni Torgan, e de autoridades do Município e do Estado, parceiro da Prefeitura no projeto.

As Células de Proteção Comunitárias são vinculadas ao Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) e começaram a funcionar em Fortaleza neste ano. As unidades Jangurussu, inaugurada em fevereiro, e Goiabeiras, operando desde junho, já mostram resultados expressivos na redução da criminalidade.

Dados da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) mostram que no bairro Barra do Ceará – onde está localizado o Planalto das Goiabeiras – houve redução de 75,5% dos homicídios entre 19 de junho e 28 de agosto, na comparação com igual período no ano passado. No bairro Jangurussu, a redução foi de 50,7% no intervalo de 28 de fevereiro a 28 de agosto.

A nova Célula de Proteção Comunitária terá funcionamento semelhante às anteriores. Composta por 40 guardas municipais e 20 policiais militares, a torre será o ponto de apoio operacional das equipes de motos e viaturas que farão o patrulhamento do perímetro de atuação estabelecido no PMPU. Além disso, dois guardas municipais e um policial militar farão o monitoramento através de câmeras de vigilância que serão instaladas na área, inclusive com o apoio de drones. A Prefeitura prevê inaugurar ainda em 2018 outras duas Células, uma na Barra do Ceará e outra no bairro Caça e Pesca, totalizando cinco.

O PMPU
O Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) agrega o que há de mais moderno na área da segurança em todo o mundo. O PMPU executa um sistema de proteção de proximidade, ou seja, de área restrita, invertendo o foco do marco para dar prioridade a microrregião. A ideia é trabalhar a perspectiva de ações preventivas integradas, envolvendo as diversas áreas das políticas públicas municipais, como educação, assistência social, trabalho, cultura e esporte, além do reforço à política de vigilância, com o patrulhamento de ruas e espaços públicos.

Social
Cada Célula de Proteção Comunitária também integra conceitos para melhorias de infraestrutura, tais como urbanização, requalificação de espaços públicos e iluminação, além de ações de prevenção com iniciativas culturais, educativas e de desporto e, no campo social, por meio das Tendas da Cidadania, iniciativas de mediação de conflitos, educação para trânsito, emissão de documentos e empreendedorismo para a geração de emprego e renda.

Investimento
Com obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o projeto consistiu na construção de uma torre com cerca de 33m² de área, com banheiro privativo, estacionamento para motos, vidros blindados e paredes em concreto maciço. Orçado em R$ 347 mil, o novo equipamento abrigará uma central de monitoramento que receberá imagens de câmeras de vigilância espalhadas pelo bairro

Capacitação
Mais de 100 guardas municipais passaram por capacitação voltada exclusivamente para o trabalho nas Células de Proteção Comunitária. Foram mais de 350 h/a na Academia de Segurança Cidadã (Amser), com treinamento em técnicas e procedimentos operacionais, primeiros socorros, controle de distúrbios civis, prevenção e combate a incêndios, além de 102 horas de treinamento em pistola semiautomática e 62 horas em espingarda calibre 12. As capacitações são realizadas por instrutores certificados, alguns com passagens pela Academia Militar das Agulhas Negras, Escola Superior de Tiro da Polícia Federal e Exército Brasileiro.

Os guardas municipais também participaram de oficinas de Direitos Humanos promovidas, por meio de uma parceria entre Sesec e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Nessas capacitações, diversidade sexual, igualdade racial, políticas públicas especiais para mulheres, assistência social e pessoas em situação de rua estiveram entre as temáticas abordadas.

Serviço
Inauguração da 3ª Célula de Proteção Comunitária
Data: Quarta-feira (26/09)
Horário: 17h
Endereço: Avenida L, esquina com Avenida G.- bairro Vila Velha

Assessoria (PMF)

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.