Sua mensagem foi enviada com sucesso. Em breve responderemos.

Fale conosco

Fechar
Início » Notícias » Turismo » Descobrindo, em sete dias, os segredos da Serra da Ibiapaba

Descobrindo, em sete dias, os segredos da Serra da Ibiapaba

O Ceará é muito mais do que simplesmente sol, praia e mar. Se percorrermos esse estado tão rico vamos deparar com lugares inimagináveis como a belíssima Serra da Ibiapaba, ou Serra Grande, como é carinhosamente chamada. Distante 300 kms da capital, seus encantos naturais despertam a atenção logo nas primeiras curvas da subida da serra. É como se estivéssemos entrando em outro mundo, um verdadeiro paraiso. A temperatura vai descendo (variando de 19 a 30 graus, podendo chegar a 15 graus) e a paisagem vai se transformando a cada volta da serra. É também na Chapada da Ibiapaba onde se encontra o belíssimo Parque Nacional de Ubajara, um pedaço de Mata Atlântica preservado e viçoso. Além de tantas belezas naturais a serra é responsável por produzir hortaliças e flores (exportadas pra Europa), frutas e cana-de-açúcar (de onde se produz rapadura, mel e alfenim, dentre outras guloseimas). É também na serra onde encontramos sete cidades que são turísticas por natureza, receptivas por carisma e belas pelo dom divino: Tianguá, Ubajara, São Benedito, Ipu, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Viçosa do Ceará. Cada uma dessas cidades tem suas peculiaridades e características próprias e estão sempre de braços abertos para receberem aos mais exigentes turistas do mundo. Traçamos um roteiro de sete dias neste paraíso e deixamos aqui como sugestão para sua próxima viagem:

Tianguá

 

A bela cidade de Tianguá (antiga aldeia Tabajara) dá as boas vindas, tanto aos visitantes oriundos da capital cearense, como aos advindos da região norte. Localizada a 304 kg da capital, possui uma temperatura média de 20 graus, sendo lá onde está localizado o famoso Sítio do Bosco, um excelente lugar para descansar com área de camping, banho de bica (com piscinas naturais), além de uma rampa para salto com asa delta, e uma trilha que leva até uma formação rochosa denominada caverna do morcego. Visitar Tianguá é também saborear sua gastronomia exótica como a famosa Tanajura (fêmea da saúva – em Tupi-guarani, formiga que se come) e o Sorondongo (larva esbranquiçada que vive no interior da Macaubeira). Essas iguarias são consumidas, principalmente durante o carnaval, como tira-gosto.

 

Imagem relacionada

                                                                  Ubajara

 

A segunda cidade da Serra da Ibiapaba é conhecida por possuir a principal atração turística da região: a Gruta de Ubajara, localizada no Parque Nacional de Ubajara – o menor do Brasil, com acesso através de um teleférico ou por uma trilha. A cidade oferece também aos visitantes diversas opções de trilhas ecológicas e cachoeiras. Para os amantes do slackline a dica é visitar a Cachoeira do Boi Morto, pois além de praticar esse maravilhoso esporte, aproveita-se também para tomar um delicioso banho geladinho e saborear as comidas típicas da região nos restaurantes locais. Não esqueça de levar casacos, cachecóis, toucas e meias quentinhas. Você vai precisar.

Resultado de imagem para imagem de Ubajara

                                                       Viçosa do Ceará

 

A Suiça cearense, como é conhecida, localiza-se a 334km de Fortaleza, via BR 222 e é lá onde se encontra  a lindíssima Igreja do Céu, uma construção religiosa datada de 1938, construída pelo Bispo de Sobral D. José Tupinambá da Frota e de onde se tem a vista mais privilegiada da cidade. É lá encima também onde se pode degustar os famosos fondues ou chocolates quentes de Viçosa, ou ainda, uma de suas compotas típicas, com frutas da região. Foi em Viçosa que nasceram figuras ilustres de nossa história como o Jurista, Filósofo e Historiador Clóvis Beviláqua e o General Tiburcio (herói da guerra do Paraguai).

Resultado de imagem para imagem de Viçosa do Ceará

São Benedito

 

Localizada 900 metros acima do nível do mar, a cidade é a maior produtora de rosas e morangos da Serra da Ibiapaba e onde as temperaturas podem chegar a 15 graus. Atualmente o principal atrativo da cidade é o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, construído pela Igreja Católica já com o título de um dos maiores centros de romaria do Nordeste com 5.200 m2 de área construída e que comporta 1.800 fiéis sentados e cinco mil em pé. A cidade também recebe muitos visitantes para a sua famosa Festa das Flores que acontece no mês de setembro e a Benefolia, considerada a principal festa de carnaval da Serra da Ibiapaba.

Resultado de imagem para imagem da cidade São Benedito ceara e igrejas

                                                    Guaraciaba do Norte

 

O Pico do Ceará, como é mais conhecido, o município limita-se com o estado do Piauí e é considerada a cidade mais alta do Estado. Uma das principais atrações turísticas da cidade é a Casa dos Escravos, localizada no sítio Tamboatá e onde ainda existem, no seu interior, vestígios dos maus tratos sofridos pelos escravos à época. O visitante também pode conhecer o Urubu Ecoparque, um complexo turístico localizado em um sítio com altitude superior a 980m em relação ao nível do mar e onde se pode praticar trilhas, visitar grutas, fazer fotos do mirante e tomar banho de cachoeira, porém os mais aventureiros também podem ir  a um lugarzinho chamado Mocambo e conhecer a Cachoeira da Loca, de onde se tem um contato direto com a natureza e se pode desfrutar da forma mais primitiva de contato com os encantos naturais da Serra da Ibiapaba.

Resultado de imagem para imagem da cidade Guaraciaba do Norte ceara trilhas

 

                                                                   Ipu

 

Conhecida por sua famosa Bica do Ipu, localizada a 2,5 km do centro da cidade e medindo 130 metros de altura, a cidade é muito mais que isso. Ela conta ainda com cachoeiras, trilhas, fontes de água mineral, artesanato e muitos outros atrativos históricos e culturais. Recomenda-se visitar  o Bico do Engenho dos Belém, a Casa de Pedra, o Patronato Souza Carvalho, a estátua de Iracema, o Recanto das Cachoeiras, o Museu de Frei Aquino e a Central do Artesanato de Ipu. Visitar Ipu é reconciliar-se com a natureza e aguçar os nossas mais primitivas percepções. Aproveite a visita para saborear o famoso refrigerante Wolga, à base de guaraná (produzido lá mesmo), dizem que ele tem o sabor da cidade e quem bebe sempre volta.

Resultado de imagem para imagem da cidade  Ipu bica

                                                                 Carnaubal

 

Antes de se chamar Carnaubal a cidade foi “Olho d’água da Cruz” e “Carnaubal dos Estágios”, tendo sido elevada a categoria de cidade em 1957. Com um clima agradável e vegetação rica o município desperta a atenção dos visitantes principalmente pelas atrações turísticas naturais. Dentre esses lugares podemos destacar a Cachoeira Parque das águas (Cachoeira dos Espanhóis), o Balneário Municipal, Cachoeira Park e o Mirante de Santo Antônio. Além disso também existe a opção de Balneários privados como a Chácara Paraíso Mineral, Chácara Irmãos Uchôa,  Recanto do Lazer e Pousada Bela Vista.

 

Resultado de imagem para imagem da cidade   Carnaubal

Deixe seu comentário