Ipu: a água que cai do alto

0

A cidade de Ipu, localizada na Serra da Ibiapaba

 

Chama a atenção de seus visitantes não somente pelo clima ameno e temperaturas mais baixas, mas também pelo seu maior atrativo turístico, a Bica do Ipu, ou Véu de Noiva, como também é conhecida. A queda d’água que possui mais de 130 metros de altura se forma a partir do Riacho Ipuçaba e atrai centenas de turistas que visitam anualmente aquele município simplesmente para vê-la ou fotografá-la.

A Bica do Ipu também serviu de inspiração para o romancista cearense José de Alencar, que a cita em seus versos quando fala dos banhos da “Virgem dos lábios de Mel, Iracema”. O nome da cidade em Tupi, língua indígena, significa água que cai do alto. Ipu também tem como fonte de renda seu belo artesanato, com peças de cerâmica utilitárias e decorativas, além de bordados, trançados, esculturas em madeira e pinturas.

Além de sua bela queda dágua a cidade também possui  outros atrativos turísticos como a Casa de Pedra,  Igreja Nossa Senhora do Desterro, também conhecida como Igrejinha do Quadro (construída em 1765), riacho São Francisco, cachoeiras do Urubu e do Engenho dos Belém e os açudes S. Bento e Bonito, além da Estação Ferroviária de 1894 (o local foi restaurado e é a atual sede da Secretaria de Cultura). O acesso a cidade, que está a 295 km da capital, Fortaleza, se dá por via terrestre através da CE 257.

Últimos posts por Lincoln Nogueira (exibir todos)

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui