Sua mensagem foi enviada com sucesso. Em breve responderemos.

Fale conosco

Fechar
Início » Notícias » Variedades » Papa Francisco aceita pedido de renúncia de dom Aldo Pagotto

Papa Francisco aceita pedido de renúncia de dom Aldo Pagotto

dom-Aldo-300x225O arcebispo dom Aldo di Cillo Pagotto, que já esteve a frente da diocese de Sobral, até 2004, e atualmente na Paraíba, teve seu pedido de renúncia aceito nesta quarta-feira, 6, pelo papa Francisco, após ser acusado de acobertar padres de sua diocese suspeitos de cometer pedofilia.

A renúncia de Pagotto foi aceita por Francisco com base no Artigo 2 do cânone 401 do Código de Direito Canônico, ou seja, por “grave causa”. Seu substituto interino será dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares.

Pagotto era acusado de permitir que seminaristas de sua diocese se tornassem padres apesar de terem sido rejeitados em outras paróquias justamente por serem suspeitos de abusarem de crianças.

Em carta de despedida publicada no site da arquidiocese, Pagotto, de 66 anos, admitiu que cometeu erros e que tinha admitido na arquidiocese padres e seminaristas que tinham cometido “erros sérios”. “Acolhi padres e seminaristas, no intuito de lhes oferecer novas chances na vida. Entre outros, alguns egressos, posteriormente suspeitos de cometer graves defecções, contrárias à idoneidade exigida no sagrado ministério. Cometi erros por confiar demais, numa ingênua misericórdia”, escreveu.

Ce.A.

Noticias Relacionadas:

Deixe seu comentário