A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Doenças de cachorro: As principais doenças infecciosas

Raiva, parvovirose, cinomose, coronavirose, conheça as principais doenças infecciosas que acometem o seu cachorro

Iremos rapidamente explicar as doenças infecciosas de cachorro. Nesse post iremos discorrer sobre as principais doenças infecciosas. As doenças infecciosas são causadas por virus, bacterias ou ricketsias e geralmente tem um comportamento sistemico, ou seja, afetam varios orgãos do cachorro.

Raiva canina:

A raiva é uma doença muito antiga e transmitida pela mordida de um animal contaminado, em cachorros a maior forma de contaminação é por mordida de outro cachorro contaminado ou de morcegos e ratos contaminados. O virus ao ser inoculado no hospedeiro tem um tropismo pelas células nervosas e chega ao cérebro causando uma serie de sintomas, sendo o sintoma mais comum a hidrofobia (ou aversão a água). Em um a três dias da infecção o cachorro apresenta alteração de comportamento. A segunda fase dura de 3 a 6 dias e é chamada de estagio hiperativo ou excitatório, onde o cachorro tem sinais exagerados de agressividade e de querer morder tudo que encontra pela frente. O terceiro periodo é a fase paralitica, por lesão em neurônios motores, começa a ocorrer a paralisia das funções motoras, até que chega a paralisia da função respiratória levando o cachorro a morte. O tratamento é praticamente ineficiente e a unica prevenção é a vacinação anual de cachorros.

Parvovirose canina:

Parvovirose canina é uma doença causada pelo parvovirus (CPV), muito comum principalmente em cachorros filhotes e não vacinados. Os principais sintomas são gastro intestinais, com vomito, diarreia sanguinolenta, falta de apetite (anorexia), febre. Geralmente necessita de internação e cuidados intensivos durante 4 a 6 dias. A mortalidade é alta em filhotes, principalmente nos filhotes com verminose concomitante ou outras infecções intestinais como giardiase. A unica prevenção é a vacinação.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir