PUBLICIDADE

Plataforma gratuita disponibiliza produções e filmes cearenses

A plataforma gratuita de streaming Siará+ oferece uma variedade de títulos do cinema produzido no Ceará. Entre os conteúdos disponíveis no acervo, estão longas-metragens, documentários e animações. A curadoria e gestão da plataforma são realizadas pelo Cineteatro São Luiz. O projeto foi lançado nesta terça-feira (5) pelo Governo do Estado. Plataforma gratuita disponibiliza produções e filmes cearenses

Foto: Reprodução

Com essa ferramenta digital, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) busca ampliar o acesso da população às produções locais do setor audiovisual. O lançamento ocorreu em comemoração aos 50 anos de trajetória do cineasta cearense Rosemberg Cariry.

O catálogo inicial conta com obras do homenageado, como o longa “Corisco & Dadá” (1996) e os documentários “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto” (1986) e “Patativa do Assaré – Ave e Poesia” (2009).

Além de Cariry, outros cineastas cearenses também estão presentes na plataforma, como Allan Deberton, Karim Aïnouz, Pedro Diógenes, Armando Praça, Amanda Pontes, Leonardo Mouramateus, Bárbara Cariry, Wolney Oliveira, Zelito Viana e Margarita Hernández.

O serviço gratuito integra uma série de ações de valorização e fomento ao audiovisual local. O acervo conta com títulos catalogados e com licenciamento feito pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural.

A mediação do conteúdo e o gerenciamento da plataforma são responsabilidade do Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual, vinculado ao Cineteatro São Luiz. O órgão também realiza curadoria, promoção do conteúdo, contato com distribuidores, realizadores e o público.

O Siará+ pode ser acessado por navegadores de internet em computadores, smartphones e smart TVs. É possível explorar os conteúdos disponíveis mesmo sem cadastro prévio.

Para quem desejar criar uma conta, o acesso pode ser feito usando um login via Google. Também há a opção de cadastro manual, fornecendo informações como nome completo, data de nascimento e número de telefone, sendo necessário criar uma senha.

Com o login feito, o usuário pode navegar pelos títulos disponíveis, entre filmes, séries, animações e documentários. Cada obra conta com o símbolo “+”, que permite adicioná-la à sua biblioteca. O usuário também pode montar listas personalizadas, públicas ou privadas e escolher uma imagem para cada coleção criada.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir