PUBLICIDADE

Prazo para pedir parabólica digital gratuita no Ceará vai até dezembro

Foto: Reprodução

Famílias de baixa renda dos municípios de Catunda, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Monsenhor Tabosa, Quiterianópolis e Solonópole, no Ceará, têm até o dia 11 de dezembro deste ano para solicitar a instalação gratuita da antena parabólica digital. O prazo foi prolongado com o intuito de ampliar o alcance do programa.

As cidades fazem parte da fase A do programa Brasil Antenado, que assegura a instalação gratuita de antenas digitais para famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).

Com a nova antena digital, as famílias passam a ter acesso a uma programação com imagem e som de alta definição, maior estabilidade de sinal e a possibilidade de sintonizar mais de 100 canais gratuitos de televisão aberta.

O CEO da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Leandro Guerra, destaca que o programa tem como proposta expandir o alcance da TV aberta e gratuita, principalmente em regiões onde o sinal é fraco ou inexistente.

“O objetivo do Brasil Antenado é garantir que todas as famílias brasileiras tenham acesso à informação de qualidade, entendida como um direito fundamental. É uma política pública para redução de desigualdades, aproximando os cidadãos brasileiros de conteúdos educativos, jornalísticos e culturais”, explica.

Para solicitar a instalação da antena, é necessário estar inscrito no CadÚnico, possuir um televisor e residir em uma das cidades contempladas. Esse é o caso da agricultora Angélica Farias Freitas, moradora de Monsenhor Tabosa, município com pouco mais de 17 mil habitantes na região dos Sertões Cearenses.

Angélica soube da abertura do cadastro em sua cidade por meio do rádio. Na época, já não conseguia assistir aos seus programas favoritos por causa da falta de sinal. Entre o cadastro e a instalação, a espera foi de apenas três dias.

“Escutei no rádio e outros amigos meus falaram: ‘olha, estão fazendo o cadastro’. E fiz. Deu certo e pensei que ia demorar, mas foi rapidinho.”

Brasil Antenado: o que é

Criado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e executado pela EAF, o Brasil Antenado é dividido em três etapas. A Fase A, atualmente em andamento, contempla 77 municípios em seis estados: Maranhão, Pará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Ao todo, o programa abrangerá 323 municípios de 16 estados, distribuídos nas três fases. O Ministério das Comunicações estima que mais de 650 mil famílias sejam beneficiadas nesta primeira etapa.

As famílias inscritas no CadÚnico podem agendar a instalação pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404, que também possui atendimento via WhatsApp.
O serviço inclui o fornecimento e a instalação gratuitos do kit digital.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir