O Laboratório de Gestão de Pessoas, Trabalho e Comportamento Organizacional (GEPTCO), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está realizando uma pesquisa com o intuito de compreender e avaliar a realidade do trabalho na região do Cariri. Com o tema “Saúde e Adoecimento no Trabalho: Um estudo com trabalhadores(as) da Região do Cariri”, os pesquisadores planejam obter informações de até três mil trabalhadores através de um formulário eletrônico.
Estudantes que já atuam no mercado de trabalho e demais trabalhadores acima de 18 anos podem participar do estudo que pretende avaliar diversas áreas importantes como saúde mental. Para fazer parte do levantamento, é preciso que o profissional tenha no mínimo 1 ano de experiência em um trabalho formal, informal ou em um estágio.
O grupo que conta com seis estudantes de medicina pretende a partir dos dados coletados, levantar discussões e debates sobre o tema, visando melhorar os ambientes empregatícios. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social sobre afastamentos do trabalho, no ano de 2024 472.328 licenças médicas foram concedidas para trabalhadores com algum problema mental.