PUBLICIDADE

Quaest: rejeição a Lula cai, mas maioria ainda prefere novo nome para 2026

Divulgada nesta quinta-feira (17/07), a mais recente pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, indica que o presidente Lula (PT) permanece à frente em todos os cenários simulados de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento ouviu 2.004 eleitores, entre os dias 10 e 14 de julho, em 120 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais. A confiança é de 95%.

De acordo com o estudo, Lula também mantém vantagem em eventuais disputas de segundo turno contra todos os nomes testados, com exceção do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem aparece tecnicamente empatado dentro da margem de erro.

Quaest: rejeição a Lula cai, mas maioria ainda prefere novo nome para 2026
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esta é a primeira vez, desde o início da série histórica em março, que a pesquisa registra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atrás de Lula em uma simulação de segundo turno. Em junho, ambos apareciam empatados com 41%. Agora, o atual presidente abriu seis pontos de diferença.

A mesma influência é percebida na avaliação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em junho, o gestor estava um ponto atrás de Lula e no levantamento mais recente aparece quatro pontos atrás. Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, isso é atribuído aos impactos negativos do tarifaço anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump, o que teria associado Bolsonaro a medidas impopulares no Brasil.

Lula mantém vantagem no 1º turno

Foram testados quatro cenários distintos de primeiro turno. No principal deles, com Bolsonaro como candidato, Lula lidera com 32% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente, com 26%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Ratinho Júnior (PSD), com 6%. Bolsonaro, no entanto, segue inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral.

No cenário que substitui Bolsonaro por Michelle Bolsonaro (PL), Lula soma 30% contra 19% da ex-primeira-dama. Ciro Gomes mantém 10% e Ratinho Júnior aparece com 7%. Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) também foram citados com 5% e 4%, respectivamente.

Quaest: rejeição a Lula cai, mas maioria ainda prefere novo nome para 2026
Foto: Marcelo Camargo/Divulgação/Reprodução/Gil Leonardi/Cleiby Trevisan/Zeca Ribeiro/Felipe Dalla Valle

Quando o adversário principal é Tarcísio de Freitas, Lula obtém 32% das intenções de voto, contra 15% do governador paulista, seguido por Ciro Gomes, com 12%. Já em disputa com Eduardo Bolsonaro (PL), Lula registra 31%, contra 15% do deputado, enquanto Ciro aparece com 11% e Ratinho Júnior com 7%. Caiado e Zema empatam com 5% cada.

Segundo Turno

Para o segundo turno, foram simulados oito confrontos e Lula lidera em todos. Contra Bolsonaro, o presidente marca 43%, enquanto o ex-gestor tem 37%. Frente a Tarcísio, Lula aparece com 41%, contra 37%. Em disputa com Michelle Bolsonaro, o atual chefe do Executivo tem 43% contra 36%. Ratinho Júnior e Eduardo Leite (PSD) aparecem com 36% cada em seus respectivos cenários, enquanto Lula mantém 41% em ambos.

Contra Eduardo Bolsonaro, o atual presidente tem 43% e o deputado, 33%. Romeu Zema e Ronaldo Caiado figuram com 33% cada, enquanto Lula soma 42% nos dois cenários.

Reeleição

Mesmo com a liderança numérica, a maior parte da população ainda se mostra contrária a uma nova candidatura de Lula: 58% rejeitam a possibilidade, embora esse índice tenha recuado em relação aos 66% registrados em junho. Já o apoio à reeleição subiu de 32% para 38%.

Quaest: rejeição a Lula cai, mas maioria ainda prefere novo nome para 2026
Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP

No caso de Jair Bolsonaro, 62% dos entrevistados defendem que o ex-presidente abra mão de tentar voltar ao cargo e apoie outro nome. Esse percentual diminuiu 3% em relação ao mês anterior. Em contrapartida, o número de apoiadores à candidatura de Bolsonaro aumentou: subiu de 26% para 28%.

Outros Nomes

Caso Bolsonaro permaneça inelegível, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro aparecem como principais alternativas dentro do campo da direita, com 15% e 13% das intenções de voto, respectivamente. Ratinho Júnior aparece com 9%, enquanto Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal empatam com 8%.

Em seguida, surgem Eduardo Leite (PSDB), com 4%; Romeu Zema e Ronaldo Caiado, com 3%; Ciro Gomes, com 0%; e outros pontuaram 1%. Enquanto isso, 19% afirmaram não apoiar nenhum desses nomes e 17% não souberam ou não quiseram responder.

Opinião dos Brasileiros

A pesquisa também indica que o eleitorado permanece dividido em relação aos temores de continuidade ou retorno dos principais líderes. Para 44% dos entrevistados, o maior receio é o retorno de Bolsonaro à Presidência, enquanto 41% temem a permanência de Lula. Outros 7% afirmam ter medo de ambos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir