Agência inicia campanha de vacinação contra febre aftosa no Ceará

0

vacinacao_do_gado_-_foto_vitor_nantesA Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) iniciou nesta segunda-feira (2) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os produtores rurais, criadores de gado bovino e bubalino podem adquirir a vacina nas lojas registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastradas pela Adagri. A vacinação é obrigatória para todos os animais, independentemente da idade.

Para o coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio, a vacinação é “fundamental” para manter o Ceará livre da doença, permitindo transportar os animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, para o Brasil e para o exterior, o que melhora o valor de marcado.

A vacinação do rebanho segue até 31 de maio e a meta do Estado é vacinar 100% dos animais. No Ceará, são 2,5 milhões de bovinos e 1.569 bubalinos a serem vacinados. “Nos últimos cinco anos conseguimos índices de 93% de vacinação, mas este ano pretendemos superar esse índice”, diz Sampaio.

O Ceará obteve, em agosto de 2013, o reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa pelo Mapa e o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Esse status permite ao estado negociar carne bovina e derivados com unidades federativas e com outros países.

O coordenador do programa destaca a adesão dos produtores rurais. “Os criadores estão mais conscientes da necessidade de vacinação e têm atendido ao nosso apelo, pois sabem da importância do Ceará continuar atingindo a meta definida pelo Mapa e o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação”, conclui Joaquim Sampaio.

G1

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.