Hemoce lança campanha de carnaval para doação de sangue

0
(Foto: Divulgação/Hemoce)

Com o tema “Caia na folia com a solidariedade em dia”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) lança nesta terça-feira (23), a partir das 9 horas, a nova campanha de carnaval na sede do Hemoce, em Fortaleza. O lançamento acontece simultaneamente nos hemocentros do interior do Ceará com programação festiva e ações de conscientização.

Quem for doar nesta terça-feira na sede do Hemoce e nos hemocentros de Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral será recebido no clima de carnaval. Em Fortaleza, o bloco Unidos da Cachorra abre a campanha animando os doadores com muito samba. No Hemocentro de Sobral será realizada uma caminhada da solidariedade ao som das marchinhas carnavalescas.

Os doadores que forem ao Hemoce Crato participarão da folia da solidariedade com bandas de músicas e ações educativas. O hemocentro realiza uma palestra sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Em Quixadá, uma blitz informativa relembrará os critérios da doação de sangue.

A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, falou da importância das doações de sangue, principalmente em vésperas de grandes feriados, informando os locais onde a população pode encontrar equipes do Hemoce para receber a doação.

Como doar

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce.

 Doação de medula óssea

Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não tenha tido câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Para concluir a etapa, o doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. O voluntário pode realizar o cadastro em todas as unidades de coleta do Hemoce.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui