A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Mais da metade dos fortalezenses têm excesso de peso, diz estudo

Mais da metade da população de Fortaleza têm excesso de peso, de acordo com estudo do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (17). Entre 2006 e 2016, a população brasileira com excesso de peso subiu de 42,6% para 53,8%.

Na capital cearense, o índice é acima da média de todas as capitais, com 56,5% das pessoas com sobrepeso, o sexto maior índice do país. Rio Branco tem o maior índice, com 60,6%, e Palmas, o menos, 47,7%.

Em relação à obesidade, a população brasileira cresceu de 11,8% para 18,9% no mesmo período, sendo mais frequente entre pessoas com mais de 25 anos e com baixa escolaridade. Em Fortaleza, uma em cada cinco pessoas apresenta obesidade.

A obesidade e o excesso de peso são calculados a partir do Índice de Massa Corporal que divide o peso pela altura ao quadrado do entrevistado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m2, obesidade.

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou, de fevereiro a dezembro de 2016, 53.210 pessoas maiores de 18 anos nas capitais do país.

Cardápio

Ainda sobre hábitos da população entrevistada, o estudo mostrou que o consumo de feijão diminuiu de 67,5% em 2012 para 61,3% em 2016, e que um em cada três adultos consomem frutas e hortaliças nos cinco dias da semana.

De acordo com a pesquisa, esses dados informam que o país “passa por uma transição nutricional, que antes era de desnutrição e agora estamos entre os países que apresentam altas prevalências de obesidade”.

A saúde em Fortaleza

  • 56,5% da população tem excesso de peso
  • 8,2% dos fortalezenses têm diabetes
  • 22,1% são diagnosticados com hipertensão
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir