PUBLICIDADE

Secretaria da Saúde descarta morte por metanol no Ceará

Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que foi descartada a hipótese de morte causada por intoxicação por metanol que estava em apuração. O caso, registrado em São Gonçalo do Amarante, foi o terceiro suspeito identificado pela pasta desde o último sábado, 4. O laudo foi divulgado na noite da segunda-feira, 6.

O primeiro caso suspeito havia sido notificado em Quixeramobim, no sábado, 4, e o segundo, em Caucaia. Ambos foram descartados após investigação. Já outras duas notificações, uma também em Quixeramobim e outra em Aquiraz, ainda estão sob análise.

Qual foi o caso suspeito em São Gonçalo do Amarante?

A ocorrência em São Gonçalo foi a primeira investigação de morte com possível ligação a intoxicação por metanol no Ceará. A vítima foi um homem de 55 anos, encontrado sem vida em sua residência e que tinha histórico de alcoolismo.

O secretário executivo da Vigilância em Saúde do Ceará, Antônio Lima Neto, reforçou que não há motivo para alarme, mas a população deve ficar atenta aos sintomas e à duração deles.

Indisposições gástricas algumas horas após o consumo de bebida continuam sendo consequências normais do consumo de álcool. Em caso de insistência dos sintomas por mais de 12 horas, uma unidade médica deve ser procurada.

“Um caso suspeito precisaria ter pelo menos 12 horas de persistência dos sintomas. Caso contrário, você teria um número muito grande de pacientes que por ter uma sintomatologia compatível com o abuso do álcool normal você confundiria com intoxicação por metanol. É muito importante a temporalidade”, orientou o secretário.

Brasil já soma 225 casos notificados

Até o momento, o Brasil acumula 225 notificações de possíveis casos de intoxicação por metanol, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de domingo, 5. Desse total, 16 foram confirmados e 209 ainda estão em investigação.

O estado com maior número de registros é São Paulo, com 14 confirmações e 178 investigações em andamento. Ao todo, 13 estados relataram ocorrências: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.

Treze mortes ainda estão sob apuração no país

⦁ São Paulo: 2 casos de óbito confirmados e sete casos em investigação;
⦁ Pernambuco: 3 casos de óbito em investigação;
⦁ Mato Grosso do Sul: 1 caso de óbito em investigação;
⦁ Paraíba: 1 caso de óbito em investigação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir