PUBLICIDADE

Sistema de Saúde usa WhatsApp para confirmar consultas com pacientes

O Sistema de Saúde traz um ferramenta comum do cotidiano dos pacientes para que as pessoas não percam serviços agendados - (Foto: Governo do Ceará)
O Sistema de Saúde traz um ferramenta comum do cotidiano dos pacientes para que as pessoas não percam serviços agendados – (Foto: Governo do Ceará)

Pacientes que buscam serviços de Saúde nas policlínicas regionais do Ceará terão a confirmação de consultas através do WhatsApp. A Secretaria de Saúde irá utilizar o sistema de envio de mensagens através desta ferramenta para otimizar o comunicados aos usuários desse serviço público.

De acordo com o coordenador da Gestão dos Consórcios de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Bruno Eloy, a iniciativa visa diminuir a quantidade de serviços marcados e não realizados por conta de um possível esquecimento do usuário. 

Através do WhatsApp (85) 98682-9000, as 22 policlínicas regionais estarão  confirmando consultas, terapias e exames aos que buscaram esse atendimento. Os usuários são informados pelo aplicativo sobre a data e o horário do atendimento, o nome da especialidade e o local da consulta.

Tecnologia no Sistema de Saúde

O serviço iniciou suas testagens com os hospitais da Rede Sesa em todo o Ceará. As policlínicas regionais foram incluídas para fortalecer o serviço pelo interior do Estado.

Segundo o coordenador da Gestão dos Consórcios de Saúde da Sesa, Bruno Eloy, esses avisos vão diminuir as faltas dos pacientes aos procedimentos agendados.

“A gente tem uma oferta de serviço e vez ou outra presenciamos essa falta. Sabemos que esses serviços são importantes para os pacientes, por isso mesmo estamos utilizando essa ferramenta como uma maneira de reforçar esse lembrete aos pacientes das 22 policlínicas”, destacou.

A iniciativa já vinha sendo aplicada desde o dia 5 de junho deste ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, a ideia foi aperfeiçoar a comunicação com a população cearense. Na época, o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, citou dados que mostravam que essa simplificação na comunicação poderia resultar numa melhora no acesso ao serviço conquistado no sistema público.

“A taxa de pessoas que marcam e que não vão fazer a sua consulta é em torno de 30%. Ou seja, a cada dez pessoas, três não aparecem quando um exame, consulta ou cirurgia é marcada. Dessa forma, acaba tirando a vaga de outra pessoa, se prejudicando, e acaba prejudicando todo o sistema de saúde”, reforçou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir