
A fatura de água dos cearenses sofrerá aumento em razão do reajuste de 9,73% nas tarifas anunciado nesta segunda-feira (6) pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
A revisão extraordinária começa a valer em 5 de novembro, abrangendo todos os municípios atendidos pela empresa. No ano passado, o reajuste havia sido ligeiramente inferior: 8%.
Com a nova tarifa, o custo médio do serviço de água e esgoto passará a ser de R$ 6,90 por metro cúbico. Anteriormente, esse valor era de R$ 6,29. De acordo com a Cagece, o aumento foi aprovado na última quinta-feira (2) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), após reunião do Conselho Deliberativo.
Por que a conta de água ficará mais cara?
A empresa explicou que o reajuste leva em consideração os custos operacionais e de manutenção registrados em 2024, com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro da companhia e garantir a continuidade das operações.
“Dessa forma, a Cagece garantirá os investimentos necessários à manutenção, expansão e melhoria contínua dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário do estado”, detalhou no comunicado.
O aumento tarifário também visa o cumprimento das metas estabelecidas de universalização, qualidade e regularidade dos serviços públicos, conforme os contratos de programa firmados com os municípios.