PUBLICIDADE

Trabalhos da Central de Resíduos de Bela Cruz podem ser suspensos por causar poluição

Caso a Prefeitura de Bela Cruz não acate às recomendações, há o risco de punição nas esferas cível, criminal e administrativa - (Foto: Reprodução)
Caso a Prefeitura de Bela Cruz não acate às recomendações, há o risco de punição nas esferas cível, criminal e administrativa – (Foto: Reprodução)

Moradores do município de Bela Cruz e de outras cidades da Região Norte do Ceará realizaram uma série de denúncias sobre a situação da Central de Resíduos Sólidos presente na cidade. Segundo os habitantes da região, o mau cheiro, aliado a questões como a poluição, tem gerado diversos incômodos. 

Diante dessa situação, o Ministério Público do Estado do Ceará recomendou que a Prefeitura e o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Litoral Norte possam suspender os trabalhos de forma imediata. O objetivo é fazer com que o serviço só seja retomado após a gestão contornar a emissão de odores e o cenário que tem causado prejuízos à população. 

Uma das denúncias partiu de moradores do bairro Chapadinha. Após o recebimento das informações, o promotor de Justiça Diego Leal realizou uma inspeção na região no dia 25 de julho. Segundo ele, os moradores afirmaram que não podiam deixar janelas abertas, fazer atividades nas próprias residências em algum horário do dia, bem como não poderiam fazer atividade ao ar livre.

Em documento emitido pelo Ministério Público, o órgão fiscalizador solicita a elaboração de um plano técnico minucioso, que identifique as origens do mau cheiro, apresente alternativas técnicas para resolver o problema e estabeleça um sistema de monitoramento contínuo da qualidade do ar.

Também foi sugerido um plano de controle de odores com protocolos claros de operação e manutenção. O órgão requer ainda a apresentação de ações ambientais e sociais que reparem os impactos causados à população afetada, além de providências administrativas para enfrentar a situação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir