Mais um açude se aproxima de sua capacidade máxima no Ceará. O açude do Junco, localizado no município de Granjeiro, a 360Km de Fortaleza, poderá ser o 5° açude a sangrar no estado, no ano de 2023. Com capacidade de armazenamento de 2 milhões de metros cúbicos (m³), o açude é um dos principais reservatórios de abastecimento hídrico do município, que tem uma população de cerca de 4,8 mil habitantes.
Reservatórios
A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos(Cogerh) já tinha anunciado o sangramento dos açudes Germinal no município de Palmácia, a 73 Km de Fortaleza, Caldeirões na cidade de Saboeiro, a 517 Km de Fortaleza, Tijuquinha no distrito de Baturité, a 100 Km de Fortaleza, e o açude Rosária na cidade de Lavras da Mangabeira, a 445 Km de Fortaleza.
A Cogerh comunicou, em seu portal, a situação hídrica dos reservatórios do estado, mostrando que 9 açudes estão com volume acima de 90% e outros 83 reservatórios estão com seus volumes abaixo de 30%. Que é o caso do maior reservatório do Ceará, o Castanhão, que se encontra atualmente com 19,44% da sua capacidade, que já é o dobro do volume registrado no mesmo período no ano de 2022. O Açude, que é estratégico para a segurança hídrica do Estado, desde de 2022, recebe águas da transposição do rio São Francisco, que ajudou a elevar os níveis de sua capacidade.
Previsões
Segundo a Funceme, a tendência é de que o estado registre chuvas acima da média no trimestre de fevereiro a abril de 2023. A previsão para segunda semana do mês de Fevereiro é de chuvas em todas macrorregiões do Ceará, com destaque para próxima terça-feira ( 07/02), que é previsto chuvas mais intensas no centro norte do estado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube