PUBLICIDADE

Eficiência Hídrica e Cultivo Protegido serão discutidos no “Água Innovation”

Fazenda Trebeschi em Araguari (MG) / Foto: Divulgação

 

Buscar melhor eficiência hídrica e maior impacto econômico, social e ambiental, a partir do uso da água no Ceará, essa é a finalidade maior do 6º Seminário AIN Água Innovation que retorna ao formato presencial nos dias 22 e 23 de março de 2023, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento contará com a participação do maior produtor de tomate do Brasil, Edson Trebeshi.

Participarão do “Água Innovation” nomes a exemplo da  especialista em Extensão Cooperativa no Departamento de Terra, Ar e Recursos Hídricos, e em Gestão de Água Agrícola da Universidade da Califórnia, Daniele Zaccaria; o Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara; Edson Luiz Brok – Presidente da Câmara Setorial do Agronegócio e Diretor-Superintendente na Tropical Nordeste;  e Francisco de Assis de Souza Filho, Professor Titular (UFC) e Cientista-Chefe em Recursos Hídricos (FUNCAP).

O idealizar do AIN, Carlos Matos, antecipa o que será visto no Seminário: “No Água Innovation vamos discutir tecnologias que possam permitir o avanço da utilização da água no Ceará. O cultivo protegido é um tema relevante para a agricultura cearense. Nós temos condições climáticas apropriadas para exportar R$1 bilhão em hortaliças, com a possibilidade de o tomate ser o carro-chefe, além das rosas. Porém, precisamos aumentar a segurança hídrica”, pontua Matos.

Além dos assuntos referendados aqui, será debatido também, durante o Seminário, o Uso Inteligente da Água; Novos Mercados e Tendências para o Futuro; Tecnologias Avançadas; O Papel do Poder Público e da Iniciativa Privada no Processo de Aceleração e Desenvolvimento da Agropecuária, e Cenário para o Futuro e Perspectivas.

Imagem da Fazenda Trebeschi em Araguari (MG) / Foto: Divulgação

 

Carlos Matos ainda faz questão de mencionar para a imprensa, o que os ouvintes poderão conferir no evento: “O Água Innovation deste ano tem como diretriz discutir políticas públicas de desenvolvimento agropecuário, segurança hídrica e oportunidades de mercado nacional e internacional, apresentando as suas tendências”.

Direcionado aos representantes do poder público, em especial dos Estados do Ceará, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, o Seminário AIN (gratuito) contará com as participações de  empreendedores e empresários de micro, pequeno, médio e grande porte; profissionais liberais; representantes de entidades de classe e de instituições de fomento e financiamento; imprensa especializada; pesquisadores, e instituições de ensino.

O Cultivo Protegido no Ceará

A técnica que possibilita um certo controle das variáveis climáticas como temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento chamada de cultivo protegido, cresceu nos últimos anos, no Ceará. O estado chegou a sair de zero para 350 hectares cultivados entre hortaliças e rosas, com destaque entre as melhores produtividades do Brasil.

Uma realidade que já pode ser conferida é a produção de tomate e de pimentão, com padrão de qualidade tipo exportação, na Serra da Ibiapaba. Lá, a produção de tomate, por pé, chega a 16kg, enquanto o produto tradicional, a 5kg. Mas os recursos hídricos ainda são um desafio para o crescimento da agropecuária no Ceará, apesar dos avanços no setor.

*Serviço:

>Seminário Água Innovation | AIN 2023

>Dias: 22 e 23 de março

>Horário: 14h

>Local: Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota.

*O evento gratuito será transmitido pelo Canal do Instituto Future no YouTube.

 

*Inscrições: www.aguainnovation.com.br

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir