A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

12 municípios do Estado já aderiram ao Sisan em 2024

O Ceará já conta com 55 municípios inseridos no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), uma iniciativa do Governo Federal que visa a promoção do direito à alimentação adequada tanto no Ceará quanto em todo Brasil. Para fortalecer a rede de municípios cearenses na luta contra a situação de insegurança alimentar a Secretaria da Proteção Social (SPS) vem prestando assessoria e orientando os municípios sobre a importância da adesão ao Sistema.

Caio Cavalcanti, secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome, afirma que SPS tem buscado mobilizar e sensibilizar os municípios a aderirem ao Sistema, entendendo que a utilização da ferramenta é um complemento às ações práticas que o Governo do Estado já tem utilizado, como o Vale Gás Social, o Mais Nutrição e o Ceará Sem Fome.

Segundo Paula Queiroz, gestora do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, o Ceará tem se destacado por ser um dos primeiros estados a fortalecer o combate à fome. A estimativa é que o Estado seja o primeiro do Nordeste a ter todos os municípios inseridos no Sian.

A rede de apoio estadual às pessoas em situação de vulnerabilidade é fortalecida, juntamente com a participação ativa dos municípios.Isso fez com que políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional estejam ganhando força. Até o último mês de Dezembro, 43 municípios cearenses estavam participando do Sisan. Em 2024, 12 municípios já aderiram ao Sistema, sendo, respectivamente, Acopiara, Aiuaba, Baturité, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Jaguaretama, Jaguaribara, Juazeiro do Norte, Mauriti, Nova Russas e São Benedito. Sobral e Viçosa do Ceará já apresentaram documentação para se habilitarem a participar do Sistema.

Criado em 2006, o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional foi elaborado com na experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas). No entanto, o Sisan, diferente dos outros dois sistemas, é intersetorial e envolve políticas, programas e ações coordenadas entre diferentes ministérios do Governo Federal e níveis de poder executivo e instituições privadas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir