Ao menos 290 municípios do Brasil terão obras retomadas pelo Ministério da Saúde. Serão 478 empreendimentos que serão construídos ou reformados pelo país, destas, 282 serão reativadas e outras 196 serão repactuadas, com um investimento total de R$ 189 milhões.
No Ceará, os municípios contemplados são Alto Santo, Catunda, Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Paramoti e Trairi. Entre as 196 obras que serão repactuadas, a Região Nordeste se destaca com um total de 102 obras contempladas distribuídas entre os nove estados, além do Ceará, como Alagoas (AL), Bahia (BA), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).
Veja total de obras repactuadas por região:
- Norte: 52
- Nordeste: 102
- Centro-Oeste: 23
- Sudeste: 15
- Sul: 4
A região Nordeste também é a maior contemplada entre as 282 que devem ser reativadas, com um total de 125 construções em todos os nove estados, com Pernambuco na liderança com a reativação de 23 obras dos programas Unidade de Pronto Atendimento, Requalifica UBS e Academia da Saúde para os municípios de Lagoa Grande, Limoeiro e Canhotinho. A região Norte aparece em seguida, com 57 obras, e Sudeste, com 46. Já Centro-Oeste e Sul com 25 e 29 edificações, respectivamente.
A portaria do Ministério da Saúde traz a relação completa das obras, como:
- 109 Academias de Saúde;
- 2 Ambiências;
- 2 Centros de Atenção Psicossocial (Caps);
- 5 Centros Especializado em Reabilitação (CER);
- 340 Requalifica Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- 1 Unidade Básica de Saúde Fluvial;
- 19 Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC