As principais tendências da logística, agronegócio, equidade de gênero e ESG estão sendo debatidas na 19ª Expolog, aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (27.11) no Centro de Eventos do Ceará. A feira proporciona aos participantes, a oportunidade de fazerem networking durante os seus espaços de intervalos, como também, visitas aos estandes, além de trocarem experiências entre os profissionais presentes.
Além da CEO da Prática Eventos e presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara, participaram da abertura oficial, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, o embaixador do Panamá, Flavio Gabriel Méndez Altamirano, como também, diversas autoridades que reforçaram a importancia da Expolog para o mercado, dentre elas, o pesquisador, cientista e escritor, especialista em tecnologia e inovação, Silvio Meira, que fez a palestra magna da feira que é transmitida pelo canal oficial da Expolog no Youtube.
“Logística é fundamental para que os negócios, as empresas, as indústrias, possam se fixar em determinado território. Porque grande parte, hoje, de despesa de uma empresa, quando vai vender sua mercadoria, está na logística. Então, é muito importante nós termos logística em boa qualidade, em boas condições e que consiga efetivamente ter uma redução de custo para os produtos brasileiros, seja para o mercado interno, seja aqueles que produzem para exportar” foi o que disse em entrevista coletiva à imprensa, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas.
O chefe do executivo estadual também aproveitou o momento, para informar que o Ceará tem uma preocupação muito intensa nesse tema. “Nós estamos iniciando investimento no Porto do Pecém de R$ 675 milhões para adaptar o Porto do Pecém ao que virá de grãos, de minério, de outros produtos que precisamos exportar a partir do Porto do Pecém. Nós estamos apresentando ao Governo Federal e deve iniciar daqui a algumas semanas a duplicação da BR-116”.
O governador ainda revelou: “Nós estamos, hoje à tarde, propondo à Bancada Federal do Ceará que dos R$ 528 milhões que a bancada deve disponibilizar para o Estado, que parte desse recurso seja para a duplicação da BR-222. Muito importante para a circulação de mercadorias que vai para toda a região norte do país, produtos que são produzidos no Ceará e que são enviados para o norte do país. E queremos também fazer o investimento para o início da duplicação da BR-020. Além disso, nós temos a maior obra de infraestrutura ferroviária da América Latina nesse momento, que é a transnordestina”, lembrou.
* Sobre a programação
Uma série de painéis de relevância para o setor será oferecida ao longo da programação da Expolog 2024 que segue até a quinta-feira (28.11). Inovação no setor portuário e discussão sobre os desafios e oportunidades na logística são assuntos que estão entre os destaques da feira. O evento tem ainda, um espaço focado no agro, com o 5º Seminário Logistica no Agronegocio, que contará com palestras focadas sobre o tema “Como líderes no setor de laticínios otimizam a logística”, e também, a discussão sobre gestão de logística na carcinicultura.
O evento “Mulheres na Logística” é outro dado importante da Expolog que tem um painel dedicado à equidade de gênero no setor, debatendo o impacto econômico da maior participação feminina em toda a cadeia logística, com nomes importantes do setor a exemplo de Karina Frota, Presidente do Conselho de Relações Internacionais da Fiec e Gerente do CIN; Raquel Andrade, secretária executiva de direitos humanos do Ceará; Andrea Aquino, diretora regional da Wista Brazil, entre outros.
* A Arena Expolog
O espaço receberá nos dois dias de feira, profissionais para uma programação que inclui debates, palestras e conteúdos inovadores sobre a logística do futuro, como também, as práticas ESG no setor. A Arena Expolog funciona desde às 15 horas desta quarta e, nesta quinta-feira, o espaço abrirá às 9 horas.
Os inscritos poderão acompanhar neste dia 28, às 9 horas, o painel sobre “Sustentabilidade e Eficiência: Inovação na Logística Regional”, moderado por Ananda Arnaud, que trará insights sobre a transição para uma logística mais sustentável, com palestras sobre a digitalização e o uso da Inteligência Artificial (IA) na otimização da cadeia logística, e também, sobre o futuro do Porto Seco do município de Quixeramobim, no Ceará.
Já o painel sobre “Impactos da Descarbonização e das Energias Renováveis na Logística” é outro momento esperado do evento. Ele está programado para acontecer às 15h40 desta quinta-feira, com as presenças de especialistas em transição energética e as novas práticas sustentáveis no setor logístico.
* A Expolog 2024
Um divisor de águas para o setor logístico é o que promete a Expolog, evento realizado pela Prática Eventos e promovido por uma parceria que inclui o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Ceará (SETCARCE), o Instituto Future, o Diário do Nordeste e a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP/CE).
A EXPOLOG 2024 teve início neste dia 27 e encerra-se em 28 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. A programação terminará com a premiação da 2ª ExpologHack, que reconhecerá as melhores soluções inovadoras para os desafios logísticos contemporâneos. Sem dúvida, um encontro importante para todos que desejam estar na vanguarda das mudanças que moldarão o futuro da logística no Brasil e no mundo.
* Serviço:
Expolog 2024
>Dias: 27 e 28 de novembro de 2024
>Local: Centro de Eventos do Ceará – Portão C
* Entrada: Gratuita
* Mais informações: https://feiraexpolog.com.br/
- Os créditos da imagens exibidas na matéria são de autoria do fotógrafo Rogério Lima.