A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

28 pessoas morreram por afogamento em 2024 no Ceará

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Ceará 28 pessoas morreram por afogamento no Estado apenas em 2024, Sendo no total 38 casos no ano, um quantidade maior que o mesmo período de 2023, que aconteceram 24 ocorrências.

Tenente Samuel Nogueira, da 1ª Companhia de Mergulho de Resgate (CMR), afirma que esse número crescente ocorre pois s rios e os reservatórios estão mais cheios, foras as as passagens molhadas, fazendo com que ocorrências agravem. Além disso, o mesmo explica que as passagens molhadas são trechos de estradas que ficam alagados por conta das chuvas ou da sangria dos rios, podendo ocasionar em perda de controle do veículo, aquaplanagem e danos mecânicos.

Nogueira ainda diz que as ocorrências tem uma concentração de casos no Sertão Central do Estado. Só nessa[última semana, nós tivemos seis acionamentos somente na nossa companhia. A gente percebe uma concentração em Morada Nova, Quixeramobim e Senador Pompeu”, disse o Tenente.

De todas essas ocorrências a maioria vem de pescadores, que, segundo Nogueira, acontece pois são “pessoas que já fazem aquela atividade de maneira rotineira e por achar que já conhece aquela região, aquele manancial, tem confiança, porém, pode acontecer uma mudança na fotografia do terreno”.

O Corpo de Bombeiros orienta que a população tenha uma maior atenção, além de recomendar não ingerir bebidas alcoólicas nos momentos de lazer em águas, estar em locais, onde a água vai até a altura do joelho, nunca entrar além da conta e nunca estar sozinho. Além disso, em relação a passagem molhada, o recomendado é evitar fazê-las, pois pode haver uma mudança na topografia do local, e buscar uma rota alternativa.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir