A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

357 novas farmácias foram abertas no Ceará em 2023

De acordo com levantamento da Cognatis, o número de farmácias no Ceará aumentou nos últimos 10 anos, no qual, apenas no ano passado, 445 pontos foram inaugurados no Ceará, tendo um crescimento de 357 lojas quando comparado com o ano de 2013, que contabilizou 88 farmácias.

Os dados foram apresentados no  estudo “A Geografia do varejo farmacêutico no Brasil”, no qual foi realizado pela pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Além disso, a pesquisa contém mais de 3 mil variáveis e tem como objetivo apresentar o consumo farmacêutico no Brasil, de acordo com suas regiões geográficas e classes socioeconômicas.

Presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Mena Barreto explica que, se tratando do comportamento das lojas do meio, a razão que explica a grande concentração de estabelecimentos em locais de grande movimentação: “O empresário não quer abrir uma loja numa rua secundária, ele não quer abrir uma loja no local distante que ele não vai ter uma certeza dos resultados do investimento que ele fez, algo alto com um retorno baixo”.

Em 2024, o Ceará tem 74 novas farmácias inauguradas até março, totalizando em 4.230 estabelecimentos farmacêuticos operando em todo o Estado, sendo 6,1% fazendo parte do segmento de rede e 83,9% trabalhando de maneira independente.

Contudo, segundo Mena, a projeção é que ocorra uma uma redução nas farmácias de menor porte, algo que vem acontecendo nas últimas três décadas devido ao impulsionamento do “sistema de rede bem estruturado no Brasil”. O mesmo exemplifica que das mais de 90 mil redes farmacêuticas no Brasil, a Abrafarma possui 10,4 mil, com 57% do mercado de medicamentos e 48% no geral.

Mais detalhe que ocasiona mudanças no meio é o problema na distribuição dos medicamentos, que tem se agravado pelo tamanho do território brasileiro, pelo sistema de transporte rodoviário e também pela dependência de insumos externos

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir