Segundo pesquisa Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% dos homens com mais de 40 anos dizem ser muito preocupados com sua saúde, fora que 46% deles só vão a um médico quando sentem algo. Além disso, esse dado aumenta para 58% se este homem utiliza apenas o SUS. Sedentarismo (26%) seguido pela pressão alta (24%) e a obesidade (12%), são os problemas de saúde mais pelas pessoas do sexo masculino.
Já um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo revela que 70% procuram atendimento médico apenas por influência da esposa ou dos filhos. Vale lembrar que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens brasileiros vivem , em média, 7,1 anos a menos do que as mulheres.
Nesta segunda-feira, 15 de julho é comemorado o Dia do Homem, a data visa conscientizar a importância da saúde masculina e incentivar os homens a cuidarem mais de si mesmos, através de uma rotina de cuidados e realizando exames regularmente.
Marcos Kozlowski, especialista em bacteriologia do Laboratório de Análises Clínicas (LANAC), afirma que, apesar do cuidado com saúde ter aumento entre os homens, ainda precisa melhorar. “A mulher vai todo ano no seu médico de confiança e os homens, na maioria das vezes, só procuram atendimento quando tem algum sintoma. É preciso visitar um especialista e realizar um check-up anualmente”, disse o especialista.
Além disso, Kozlowski salienta que realizar exames de rotina para a detecção precoce de doenças. Um dos exames-chave é o PSA, utilizado no rastreamento do câncer de próstata. Esse tipo de câncer é um dos mais comuns entre os homens e, quando descoberto precocemente, as chances de tratamento bem-sucedido aumentam significativamente. Portanto, é essencial que os homens, a partir dos 50 anos de idade ou antes, se houver histórico familiar da doença, incluam o exame de PSA em sua rotina de cuidados com a saúde”, pontua.
O especialista também diz que a realização de exames de sangue podem colaborar na avaliação de saúde “Muitas das doenças cardiovasculares podem ser evitadas ou controladas com diagnóstico precoce e medidas preventivas adequadas. Exames como colesterol total, LDL, HDL, triglicerídeos e glicemia são fundamentais para avaliar a saúde cardiovascular e identificar possíveis alterações que necessitem de intervenção médica”, explica o especialista.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC