A junção entre Inteligência Artificial (IA) e Comunicação Interna (CI) tem ocasionado debates nas organizações, revelando-se uma ferramenta valiosa para otimizar processos e impulsionar a produtividade. Segundo o estudo The State of Organizations 2023, feito pela McKinsey, o uso médio de ferramentas de Inteligência Artificial nas companhias do mundo dobrou entre 2018 e 2022. Além disso, de acordo com a Bain & Company, 85% das empresas consideram prioridade implementar a IA nos próximos anos.
Hugo Godinho, CEO da Dialog, líder em Engajamento via CI no Brasil, ressalta que a IA deve ser encarada como uma aliada, não uma ameaça, pelos profissionais de Comunicação Interna e Recursos Humanos, uma vez que as inteligências artificiais são facilitadoras de processos. Além do mais, mudar a mentalidade, segundo ele, é o primeiro passo para o sucesso da estratégia.
Como a IA Pode Potencializar a Comunicação Interna:
Análise de Dados e Feedback:
Tendo a capacidade de monitorar informações maciças em intervalos rápidos, a inteligência artificial pode ajudar a analisar grandes volumes de dados referentes ao feedback de colaboradores, como pesquisas de clima organizacional e comentários em intranets ou redes sociais corporativas. “Além disso, a tecnologia ajuda a identificar tendências, pontos problemáticos e áreas de interesse. Isso permite que os profissionais de Comunicação Interna compreendam melhor a realidade da empresa e proponham – ou mesmo recebam propostas da própria IA – de ações mais eficazes e personalizadas para o colaborador”, exemplifica Hugo.
Personalização do Conteúdo:
Por meio de uma avaliação personalizada de informações, a inteligência artificial pode facilitar a criação de conteúdos únicos e direcionados. “Com base nas informações coletadas sobre os funcionários, a Inteligência Artificial pode ajudar a personalizar o conteúdo de Comunicação Interna, entregando mensagens a grupos específicos e utilizando o tom de voz mais adequado. Isso aumenta a aderência da informação e, como consequência, o engajamento dos colaboradores. A Dialog, inclusive, desenvolveu um recurso exclusivo na plataforma nesse sentido. O Power AI Creator tem sido um importante aliado dos profissionais de CI, que nos reportam ganhos de até 30% de produtividade com a escala e avelocidade com que passam a contar”, indica o CEO.
Análise de Métricas e Desempenho:
Tendo um potencial analítico, a IA consegue avaliar a eficiência de processos, sendo possível graças à mensuração das ações desenvolvidas, que facilitam o acesso a informações qualificadas sobre todas as etapas da jornada. “Por meio da Comunicação Interna apoiada em IA pode-se, por exemplo, rastrear métricas como taxa de abertura, de visualização e de cliques, tempo gasto em uma página, quantidade de curtidas e comentários etc. Assim, tem-se acesso a um alto volume de dados quase que instantaneamente. Os novos profissionais de CI e RH podem ajustar a estratégia e torná-la mais efetiva com base em dados concretos e inteligentes”, mostra Godinho.
Geração de Conteúdo Automatizado:
A tecnologia precisa ser uma facilitadora de processos, otimizando o tempo das equipes e agilizando tarefas. A automatização de conteúdo é outra facilidade que a Inteligência Artificial traz para o cotidiano dos profissionais. “A Inteligência Artificial pode gerar automaticamente relatórios, resumos de notícias, atualizações de projetos e outros tipos de conteúdo que normalmente requerem muito tempo de produção manual. Essa possibilidade economiza tempo e recurso, permitindo que os especialistas de Comunicação Interna e RH se concentrem em tarefas mais estratégicas para o negócio”, explica Hugo.
Utilização de Chatbots de Suporte:
Essa tecnologia também é bastante útil no momento de interação com os colaboradores, facilitando o acesso a respostas e agilizando o tempo de atendimento. “Chatbots alimentados por Inteligência Artificial podem ser usados para responder a perguntas comuns, garantindo informações instantâneas e melhorando a agilidade da Comunicação Interna ou do RH. Na Dialog, por exemplo, é possível conectar HR bots na plataforma. Essa facilidade garante uma experiência ainda melhor a profissionais do setor e colaboradores em geral. Tudo isso contribui muito para a produtividade e otimização do tempo na organização”, finaliza Hugo Godinho.
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